Saúde retoma distribuição de medicamento contra doença de Chagas

Saúde retoma distribuição de medicamento contra doença de Chagas

O Ministério da Saúde iniciou, nesta sexta-feira (14/4), a distribuição a estados e municípios do medicamento benznidazol, utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento da doença de Chagas. A pasta adquiriu 1 milhão de doses do remédio, o que permitirá que o número de pacientes tratados por ano aumente em 196%.

A primeira remessa, com 170 mil unidades, chega a estados e municípios na próxima semana. As próximas remessas, de acordo com o ministério, chegarão nos próximos meses.

Com a nova aquisição, a quantidade de pessoas atendidas com o tratamento pelo SUS passará de cerca de 1,5 mil para 4,5 mil. Nesta sexta, lembra-se o Dia Mundial da Doença de Chagas.

O Ministério da Saúde tem como objetivo eliminar a transmissão vertical da doença, que ocorre de mãe para filho. De acordo com a pasta, mais de 1 milhão de brasileiros estão contaminados com o protozoário e, por ano, o país perde cerca de 4,5 mil pessoas. Os casos se concentram, sobretudo, na Região Norte.

Junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o ministério vai apoiar um projeto piloto em Abaetetuba (PA), com o fornecimento de testes rápidos de detecção da doença. A iniciativa servirá de base para a ampliação da oferta de diagnóstico e tratamento.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *