Por Daniel Sales
Há 53 anos (5/4/1970) era pré-inaugurado o antigo estádio Vivaldo Lima, o “Colosso do Norte”, o “Tartarugão.”
Na ocasião, num domingo ensolarado, com a presença de várias autoridades, ocorreram duas partidas amistosas entre os Selecionados do Brasil e do Amazonas. Os resultados finais em ambos os jogos: 4 x 1 para o Brasil. O público desse evento foi de 38.000 pessoas.
Em 1980, no dia 9 de março, numa partida amistosa entre Nacional Fast Clube/AM e Nem York Cosmos/EUA, cujo placar foi de 0 x 0, ocorreu o maior público do local: 56.890 pessoas, mas, estima-se que mais de 70 mil torcedores estavam no estádio naquele domingo festivo, e muita gente ficou tentando entrar e não conseguiu, mesmo com os portões derrubados.
Anos depois (1983) houve uma reforma no Vivaldão. Com isso todos os jogos do campeonato brasileiro foram realizados no estádio Ismael Benigno.
Porém, a grande e estruturante reforma ocorreu em 1995. A reinauguração foi no fim do ano (19/12) com o Amistoso da Seleção Brasileira contra a Seleção Colombiana. O Placar final foi de 3 x 1 para o Brasil. O público oficial na ocasião: 45.174 torcedores.
Em 2010 foi dado início à derrubada do Colosso do Norte. A última partida dessa Praça de esportes foi realizada em 10 de março daquele ano entre Nacional 2 x 2 ASA. Em seu lugar surgiu a Arena da Amazônia, cujo nome oficial é Arena da Amazônia Vivaldo Lima. Foi inaugurada em 9 de março de 2014 numa partida valendo pela Copa Verde cujo resultado final foi Nacional/AM 2 x 2 Remo/PA.

Daniel Sales
* Daniel Sales é pesquisador cultural.
Deixe um comentário