03/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Reprovação de Lula se iguala à de Bolsonaro nos 3 primeiros meses de governo

Publicado em 01 de abril, 2023

Reprovação de Lula se iguala à de Bolsonaro nos 3 primeiros meses de governo

A reprovação dos primeiros três meses do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se igualou a de Jair Bolsonaro (PL) no mesmo período de gestão em 2019, segundo levantamento do Datafolha divulgado neste sábado (1º/4). A pesquisa apontou que o atual presidente tem 38% de aprovação e 29% de desaprovação — números menores do que o de seus dois mandatos anteriores.

De acordo com os dados, a reprovação do chefe do Executivo repetiu o pior desempenho desde a redemocratização de 1985, considerando presidentes em primeiro mandato.

Segundo o Datafolha, 38% acham o governo ótimo, 29% consideram ruim ou péssimo, 30% avaliam regular e outros 3% não sabiam responder. A pesquisa foi realizada entre os 2.028 eleitores entrevistados pelo instituto na quarta-feira (29) e na quinta (30) em 126 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Nas gestões anteriores, o presidente apresentou maior popularidade com 43% de aprovação em 2003; e 10% de reprovação neste mesmo período. Já em 2007, Lula marcou 48% e 14%, respectivamente.

No comparativo com os três primeiros meses do mandato de Jair Bolsonaro, em 2019, o ex-presidente tinha 30% de avaliação ruim/péssimo, mas com aprovação menor que Lula, sendo 32% dos brasileiros considerando ser de ótimo ou bom, enquanto 33% julgavam regular.

Estados e outros dados

O presidente apresentou menor reprovação entre os nordestinos (com 53% considerando de ótimo e bom no grupo, que soma 26% da amostra do Datafolha), os mais pobres (21% de ruim péssimo entre os que ganham até dois salários mínimos, equivalente a 55% dos ouvidos) e entre os jovens (17% avaliaram de ruim péssimo entre os 17% que têm de 16 a 24 anos).

Levando em conta a reprovação, o petista apresentou dados mais expressivos no Sul com 29% (15% da amostra), entre os evangélicos, com 28% (27% dos ouvidos) e de 30% entre os mais ricos.

Além disso, mais da metade (51%) dos entrevistados acreditam que o presidente fez menos do que poderia nos primeiros meses de governo, 18% acham que ele fez mais do que o esperado e 25%, apenas o esperado. Não souberam responder, 4%. Outras respostas somaram 2%.

Neste mesmo critério, Lula saiu melhor do que Bolsonaro. Após os três primeiros meses de 2019, 61% achavam que ele havia feito menos. O resultado do petista agora, contudo, é pior do que 2003 (45%) e que o governo Dilma (39%).

Expectativas para o governo

Na pesquisa, 28% dos entrevistados acreditam que o presidente cumprirá as promessas de campanha, o que aumentou 4 pontos percentuais do levantamento realizado em dezembro pelo Datafolha. Por outro lado, 50% avaliam que a maioria dos compromissos não serão cumpridos (representavam 58% em dezembro) e 21% acham que nada será cumprido (eram 16% na pesquisa anterior).

Os dados também apontaram uma queda de expectativas para o futuro do governo no comparativo com o primeiro mandato em 2003 e os primeiros três meses de Dilma e Bolsonaro na Presidência. Em 2023, 50% acreditam que Lula fará um governo ótimo ou bom, 27% acham que será regular e 21% ruim ou péssimo.

Em 2003, Lula tinha 76%, 15% e 4%, respectivamente, Dilma apresentava 78%, 15% e 5% e o governo Bolsonaro tinha 59%, 16% e 23%.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.