
Foto: Divulgação/IMMU
A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu um curso sobre pilotagem defensiva para grupos de mototaxistas que oferecem o serviço na cidade e conduzem passageiros. A capacitação é uma exigência da legislação municipal para todos os permissionários que utilizam a motocicleta como transporte remunerado na cidade.
Realizado em parceria entre educadores do IMMU e a Moto Honda da Amazônia, o curso de pilotagem defensiva para mototaxistas ocorreu nesta segunda-feira, 27/3, no Centro Educacional de Trânsito Honda (Ceth), localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
A capacitação foi dividida em duas partes: durante a manhã, foram ministradas palestras e conhecimentos teóricos, e no período da tarde foram aplicadas técnicas de pilotagem, permitindo que os participantes pudessem colocar em prática as informações repassadas.
Durante o curso, os mototaxistas foram instruídos sobre as mais recentes atualizações na legislação de trânsito, bem como sobre direção defensiva, posturas e atitudes que podem ser adotadas para evitar acidentes e aumentar a segurança no trânsito. E equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ministrou uma palestra aos profissionais de mototáxis sobre os primeiros socorros que devem ser prestados em caso de acidentes de trânsito.
De acordo com Hanara de Souza, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, a formação de novas turmas é fundamental para capacitar esses profissionais a enfrentar as dificuldades cotidianas e evitar acidentes. “Esses treinamentos ajudam a prevenir acidentes e beneficiam não só os mototaxistas, mas também os passageiros que utilizam esse serviço”, enfatizou.
Em Manaus, a capacitação em Pilotagem Defensiva é uma exigência da lei municipal 2.722/2020, que determina a obrigatoriedade da capacitação como um dos requisitos para a autorização do transporte remunerado de passageiros por meio de mototaxistas.
Veja mais notícias em Cidade