15/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Teatro Amazonas e Ponte Jornalista Phelippe Daou são iluminadas em apoio ao Dia Nacional do Orgulho Gay

Publicado em 25 de março, 2023

Foto: Divulgação/Drance Jézus/Sejusc

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), iluminou o Teatro Amazonas, no Centro, nesta sexta-feira (24/3) com as cores da bandeira LGBTQIAPN+ em alusão ao Dia Nacional do Orgulho Gay. Neste sábado (25/3), a Ponte Jornalista Phelippe Daou, na zona Oeste de Manaus, também será iluminada.

Coordenada pela Gerência de Diversidade e Gênero (GEDG), integrada a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (Sedh) da Sejusc, a iluminação representa a luta contra o preconceito e discriminação desse público no Estado, por meio de uma data que é celebrada pelos movimentos sociais LGBTQIAPN+ no Brasil afora.

Jussara Pedrosa, secretária titular da Sejusc, diz que a iniciativa chama a atenção para a conscientização dos direitos humanos e a luta contra o preconceito no Estado.

“É importante para diminuir o preconceito e defender a comunidade LGBTQIAPN+. Hoje [ontem] a Sejusc vai iluminar o Teatro Amazonas, em alusão ao Dia Nacional do Orgulho Gay e amanhã a iluminação vai ser na Ponte Phelippe Daou”, disse a secretária.

O gerente da pasta GEDG, Leopoldo Humell, falou da importância dos trabalhos realizados pela gerência.

“Nossa gerência trabalha para mostrar a importância de apoiar uma das causas que mais sofrem discriminação no mundo, sendo o Amazonas uma das capitais mais violentas para o público LGBTQIAPN+. Vamos iluminar o Teatro e a Ponte Rio Negro que são símbolos de importância para o Estado e demonstrar nosso apoio e luta contra o preconceito”, reforçou.

Foto: Divulgação/Drance Jézus/Sejusc

Atuante na cena e na comunidade LGBTQIAPN+ de Manaus, Bruna La Close, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ acompanhou a iluminação do Teatro Amazonas e comentou que o ato é um grande avanço para o movimento, a nível estadual e nacional.

“Hoje temos vários conquistas neste período de luta, principalmente em Manaus. Com esse Governo, através da Sejusc, nós temos alavancado mais ainda, tanto que a nossa Parada do Orgulho LGBT tem avançado e sendo vista com mais qualidade no Amazonas, graças ao nosso Governo, às secretarias e ao município, que fazem parceria sem nenhuma discriminação e até nos ajudam a divulgar a dialogar e a dizer não à transfobia, homofobia e lesbofobia, dizer não ao preconceito em si” frisou La Close.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.