28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Guardas municipais participam de curso para utilizar o Dispositivo Elétrico Incapacitante

Publicado em 06 de março, 2023

Foto: Divulgação/Aguilar Abecassis/Semcom

Mais uma capacitação para uso de Dispositivo Elétrico Incapacitante foi realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), nesta segunda-feira, 6/3. Além dos agentes de segurança de Manaus, guardas de outros municípios do Amazonas também participaram.

Com carga horária de 8 horas, o curso se dividiu entre teórico e prático, mostrando os aspectos do armamento, desde o carregamento até o modo de utilização.

“A taser é uma arma elétrica e eficaz para que fique em último caso o uso da arma letal pelo guarda. A princípio, como outros municípios ainda não têm arma letal, eles estão procurando arma não letal, que é mais fácil. Fica um processo mais rápido e eles podem usar a arma não letal no seu dia a dia de trabalho”, explica o instrutor da Guarda Municipal, Daniel Souza.

O uso da taser é ideal para as cidades que ainda não manuseiam armas letais, mas estão em busca de armamento para a Guarda Municipal. A formação recebeu outros guardas municipais dos municípios de Beruri, Presidente Figueiredo, Iranduba, Autazes, Carauari e Tonantins.

Foto: Divulgação/Aguilar Abecassis/Semcom

“A experiência é bem gratificante. A gente sofre esse déficit de treinamento, de capacitação e especialização por ser um município distante, então é importante para a instituição da guarda de Tonantins. É gratificante para a gente adquirir conhecimento, até porque a guarda está em desenvolvimento no Brasil todo e, para a gente, é de suma importância poder vir participar da especialização da taser aqui e poder levar o conhecimento para os amigos da guarda de lá. Antigamente, as guardas estavam em um patamar desconhecido. A gente que vem do Alto Solimões vê Manaus como um espelho a ser seguido. Vai servir, vai somar para o município”, comenta Gabriel Franco, comandante da Guarda Municipal de Tonantins.

A Semseg vem atuando na formação e treinamento contínuo dos Guardas Municipais em todas áreas de atuação prática, além de ações voltadas à saúde mental e às boas condutas do ambiente corporativo e social.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.