26/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Idosos são alfabetizados com projeto de escolarização na FUnATI

Publicado em 01 de março, 2023

Idosos são alfabetizados com projeto de escolarização na FUnATI

“Pela primeira vez na vida, aos 70 anos, peguei um lápis para escrever”. O relato é da aluna Auxiliadora da Silva, matriculada no Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi) vinculado à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). Ela é uma das 30 alunas matriculadas presentes na acolhida nesta quarta-feira (01º/03), que marcou o início do ano letivo de 2023.

As aulas, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), acontecem na sede da FUnATI em duas turmas, pela manhã das 7h às 11h e no horário da tarde das 13h às 16h. A proposta metodológica do programa oferece aprendizado que vai desde o 1° ao 5° ano do ensino fundamental, e a duração total do curso é de apenas três anos, conforme o cronograma da rede municipal de ensino.

Durante a acolhida aos alunos, a coordenadora de Ensino da FUnATI, Kennya Mota, destacou a importância da alfabetização de alunos mesmo em idade tardia.

“Todos estão aqui com o mesmo sonho do aprendizado, com as mesmas dificuldades. É sempre bom essa oportunidade de integrar os alunos com os professores nessa grande família que é o Cemeapi da FUnATI”, disse.

A coordenadora do Cemespi, Josiane Silva, reforçou as políticas públicas voltadas aos idosos que não tiveram a oportunidade de alfabetização anteriormente.

“É um prazer termos duas turmas, com duas professoras, preocupadas com o ensino. Aqui nós não fazemos nada sem os alunos. Eles estavam sedentos pelo conhecimento. Essa sala só são somente o início, o pontapé inicial”, afirmou

Aprendizado

A aluna Auxiliadora da Silva, 70, conta que foi matriculada pela própria filha em junho do ano passado e se prepara para mais um ano letivo.

“Minha filha cresceu, estudou, se formou e disse: ‘Mãe, a senhora quer estudar?’ e eu disse que não tinha mais idade para estudar. Ela me matriculou sem eu saber e eu vim. Graças a Deus as professoras me ensinaram, já sei soletrar e conheço as palavras”, contou emocionada.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.