
Obrigatoriedade do uso de máscara em qualquer ambiente, conforme decreto municipal é uma das orientações da Comunicação de Risco.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Manaus) divulgou nesta sexta-feira, 17/2, a Comunicação de Risco nº 002/2023, referente ao aumento dos casos de Covid-19, verificado nas últimas semanas. Dados da Fundação de Vigilância Sanitária Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), dão conta de que em um período de 15 dias, no mês de fevereiro, o Amazonas saiu de 13, para aproximadamente cem pacientes internados com a doença em todo o Estado.
O documento contém orientações e procedimentos que devem ser adotados, para evitar o contágio de transmissão da doença causada pelo novo coronavírus.
O cumprimento do decreto municipal nº 5.282/2022, que recomenda a obrigatoriedade de utilização de máscara de proteção respiratória, em qualquer ambiente, é uma das orientações que constam na Comunicação de Risco.
As demais recomendações são: intensificar a vigilância epidemiológica para identificação precoce das síndromes gripais em Manaus; priorizar o atendimento nas unidades de saúde, de usuários com suspeita ou confirmação síndrome gripal e Covid-19; notificar imediatamente casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no eSUS- Notifica (em até 24 horas); ampliar a oferta de testes rápidos de antígenos e RT-PCR; Intensificar o rastreamento e monitoramento dos casos confirmados de COVID-19 e seus contatos; orientar a população sobre as medidas de prevenção da Covid-19 (distanciamento físico, etiqueta da tosse, uso de máscara e higiene das mãos); fortalecer a difusão junto a Rede de Atenção sobre os protocolos a serem seguidos, em casos de suspeita ou confirmação de síndrome gripal e Covid -19; intensificar a campanha de vacinação contra a Covid-19 para ampliação da cobertura vacinal em Manaus, e preparar a rede de assistência para um possível aumento exponencial de casos de Covid-19.