Começam as inscrições dos Prêmios Literários Cidade de Manaus; este ano, premiação aumenta para R$ 8 mil

Foto: Divulgação/Antonio Pereira/Semcom

A Prefeitura de Manaus lançou a edição 2023 dos “Prêmios Literários Cidade de Manaus 2023”, nesta quarta-feira, 15/2, no Palácio Rio Branco, Centro Histórico, em evento que reuniu secretários municipais, estudantes e intelectuais.

A gestão do prefeito David Almeida inovou e a nova Lei 2.960, de 5/10/22 trouxe alterações importantes, unificando as categorias, aumentando a premiação para R$ 8 mil, a todos os vencedores, assegurando ainda a publicação impressa das obras vencedoras para dar mais visibilidade aos livros.

O novo formato envolve as seguintes categorias: prêmio Álvaro Maia (romance ou novela), prêmio Arthur Engrácio (contos), prêmio Péricles Moraes (crônicas), prêmio Violeta Branca Menescal (poesia), prêmio Samuel Benchimol (ensaio), prêmio Áureo Nonato (memória e jornalismo literário), prêmio Alfredo Fernandes (literatura infantojuvenil), prêmio Álvaro Braga (livro de teatro), prêmio Mário Ypiranga Monteiro (ensaio de tradições populares) e o prêmio Djalma Batista (temática amazônica).

Prazos

Os principais prazos para os escritores participarem do concurso são o de inscrição (15/2 a 31/3), análise das obras pela comissão julgadora (10/4 a 7/7), e publicação dos resultados (11/7), no Diário Oficial do Município e portal do Concultura.

Os “Prêmios Literários” têm abrangência nacional e são organizados pelo terceiro ano consecutivo pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O concurso é destinado a premiar, anualmente, obras inéditas de autores brasileiros e, além de ajudar a estimular os talentos literários, promove e insere Manaus no calendário literário nacional.

Formação

Para a vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, os Prêmios Literários vêm revolucionando a cidade de Manaus. “Não só no sentido de fortalecer os grandes escritores, mas também fazer com que a sociedade possa reconhecer que a leitura é importante para a formação do capital intelectual das crianças e dos jovens. Então, os Prêmios Literários, além de trazer tudo isso, ainda fortalecem os nossos escritores”.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, ressaltou que esta ação foi concebida com o objetivo de promover a literatura e incentivar os escritores.

“É uma realização do Concultura e Manauscult para fomentar as atividades literárias em nossa cidade. É um importante incentivo para todo aquele que se dedica ao cultivo da palavra escrita. O prêmio é hoje um dos mais importantes do Brasil e projeta a cidade de Manaus no circuito dos concursos literários nacionais”, comentou.

Plano Municipal de Cultura

Os avanços da gestão David Almeida na cultura foram destacados pelo vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, como a conclusão do Plano Municipal de Cultura (PMC) e a reformulação do Decreto Municipal que regulamenta a Lei de Incentivo à Cultura.

“São duas ações que vão revolucionar o setor cultural, beneficiando os artistas e trabalhadores da cultura. Primeiro desburocratizando a lei, deixando de ser uma lei morta, e, segundo, elaborando o plano de cultura que norteia a política pública municipal e insere Manaus no Sistema Nacional de Cultura (SNC)”, pontuou Batista.

O titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas, prestigiou o lançamento e reconheceu a forte atuação na cultura, da Manauscult e Concultura.

“Isso mostra o compromisso do prefeito David Almeida, fomentando e incentivando a literatura, transformando a cultura da cidade Manaus, e nós da Semasc, estamos juntos apoiando no que for preciso”.

“Felizmente temos na nossa literatura dezenas de iniciativas que visam promover os autores, e esta iniciativa do Conselho de Cultura trará visibilidade a estes artistas, além da premiação, que poderá ser usada na publicação de suas obras. Manaus possui uma forte tradição literária, a exemplo citamos os grandes poetas como Thiago de Mello, Milton Hatoum, Luiz Bacellar, Márcio Souza, Elson Farias, entre outros. Por meio de suas obras tornam possível pensar a literatura como instrumento de construção de um pensamento crítico”, comentou a mestranda do PPGL Ufam, Jane Agassiz.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *