22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Base aliada de David Almeida domina presidências e a composição geral das comissões da Câmara de Manaus

Publicado em 08 de fevereiro, 2023

Fotos: Divulgação

A base de apoio do prefeito David Almeida está no comando de praticamente todas as comissões, em vice-presidências ou mesmo ocupando a maioria das cadeiras de integrantes titulares das comissões permanentes da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O domínio atesta o fortalecimento da liderança do prefeito na casa legislativa para essa segunda metade do mandato.

A principal comissão da Câmara, a de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), por exemplo, agora é presidida por Gilmar Nascimento (União Brasil). E na vice-presidência da CCJR, o líder do prefeito na casa legislativa, o vereador Fransuá (PV). Os demais integrantes titulares da CCJR são vereadores Professora Jacqueline (União Brasil), João Carlos (Republicanos), Mitoso (PTB), Eduardo Assis (Avante) e Thaysa Lippy (PP).

Na Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), o comando está com Marcel Alexandre, do mesmo partido do prefeito, o Avante, e que tem como vice-presidente Joelson Silva (Patriota). Peixoto (Pros), Rosinaldo Bual (PMN), Lissandro Breval (Avante), Diego Afonso (União Brasil) e Marcelo Serafim (PSB) completam a lista de membros titulares da CFEO.

Comandos

A Comissão de Educação (Comed) tem como novo presidente o Professor Samuel (PL) e como vice-presidente Eduardo Assis. Outro cargo de destaque ocupado pela bancada do Avante é a presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural (Comagri), agora com David Reis, ex-presidente da Câmara. E como vice-presidente da Comagri, Eduardo Alfaia (PMN).

Na Comissão de Saúde (Comsau), o presidente agora é Elan Alencar (Pros), que foi candidato a presidente da Câmara, em uma disputa acirrada em dezembro passado com o eleito para o cargo, Caio André. Como vice-presidente da Comsau, Kennedy Marques (PMN). Na Comissão de Serviços e Obras Públicas (Comsop), outro aliado no comando: Peixoto (Pros), tendo como vice-presidente Sassá da Construção (PT).

No comando da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade (Comtmua), Rosinaldo Bual (PMN), com David Reis vice-presidente. Na Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH), Alonso Oliveira presidente e Sassá vice-presidente. Alonso, também do Avante, até janeiro compôs o secretariado de David Almeida. Ele presidiu a Manauscult, órgão municipal de fomento da cultura e do turismo.

A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (COMTICDETRE) agora está no comando de Sassá, tendo Marcel Alexandre como vice-presidente. Na Comissão de Assuntos Sóciocomunitários e Legislação Participativa (Comaslep), Jander Lobato (PP) presidente e Peixoto na vice-presidência. A Comissão de Ética (Comet) tem Joelson presidindo com Gilmar Nascimento como vice-presidente.

A Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias (COMDIHPIM) agora é presidida por Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), tendo como vice-presidente, Eduardo Assis. A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (Commaresv) está sob o comando de Kennedy Marques, tendo como vice-presidente Alonso Oliveira.

Na Comissão de Água e Saneamento (Comasa), o comando de Jander Lobato (PP) e Eduardo Alfaia, presidente e vice, respectivamente. Na Comissão de Esportes (Comesp), Mitoso (PTB), conhecido pela militância no futebol local, presidente, e Wallace Oliveira (Pros), vice-presidente.

A Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana (COMHARFU) agora tem como presidente Dione Carvalho (Patriota) e Marcel Alexandre como vice. Na Comissão de Segurança Pública Municipal (COMSEGPM), o vereador Roberto Sabino (Podemos) presidente, com Peixoto vice. Na Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis (Comial), a presidência está com o vereador Raulzinho (PSDB). E a Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec) agora é comandada por Eduardo Assis, com anos de experiência em advocacia nessa área.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.