Fevereiro Laranja faz alerta à população sobre tratamento e diagnóstico precoce da leucemia

Fevereiro Laranja faz alerta à população sobre tratamento e diagnóstico precoce da leucemia

A Leucemia é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea e se espalha pelo corpo, por meio do sangue, afetando as células brancas responsáveis pela defesa do organismo. No mês de fevereiro, ações de conscientização e enfrentamento da doença acontecem pelo Brasil visando o diagnóstico e o tratamento precoce. As últimas estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que em 2020, o Brasil teve 10.810 casos, indicando um aumento de 31% quando comparado com o ano anterior.

Conforme a oncologista pediátrica do Hospital Rio Amazonas, Paula Marinho, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, a Campanha Fevereiro Laranja é muito importante para tornar a leucemia cada vez mais conhecida e assim realizar diagnósticos cada vez mais precoces.

“A Leucemia é o tipo mais comum de câncer em crianças com idade de 2 a 5 anos, podendo acometer também pessoas com até 20 anos de idade. Nos pequenos, o tipo mais comum é o linfóide aguda, e nos adultos a leucemia mieloide aguda”, explica Paula.

Existem 4 tipos principais, a leucemia linfoide aguda, leucemia linfoide crônica, leucemia mieloide aguda e leucemia mieloide crônica. Os sintomas mais comuns são: febre sem motivo, palidez, dor nos ossos, manchas roxas, aumento do tamanho da barriga, perda de peso sem explicação.

O diagnóstico é feito através do exame mielograma onde é realizada a coleta de sangue da medula óssea, que é a fábrica do sangue. Esse sangue é enviado para uma análise específica chamada imunofenotipagem. Após o diagnóstico, o tratamento é realizado com quimioterapia, podendo ser associado também à radioterapia.

A especialista ressalta que ainda não existe uma maneira de prever a doença, mas existe como se fazer diagnóstico precoce e assim ter maior chance de cura. “E essa é a maior importância do fevereiro laranja, conscientizar as pessoas que a leucemia existe e assim os médicos a pensarem na doença quando atenderem casos sugestivos fazendo o diagnóstico mais rápido”, pontuou Marinho.

No caso das crianças, a orientação é que tenham um pediatra de confiança, que façam acompanhamento com frequência e que os pais procurem atendimento com esse pediatra sempre que acharem algo diferente no filho. O atendimento ideal pode ser dado numa consulta de rotina.

Sobre o grupo

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País.

Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 321 clínicas médicas e 261 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *