18/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Após post sobre ‘tiro na cara de Lula’, Wallace é suspenso pelo Cruzeiro

Publicado em 01 de fevereiro, 2023

Após post sobre ‘tiro na cara de Lula’, Wallace é suspenso pelo Cruzeiro

O time de vôlei do Cruzeiro anunciou, no fim da tarde desta terça-feira (31/1), a suspensão por tempo indeterminado de Wallace, de 35 anos. Na noite dessa segunda-feira (30/1), o oposto de 35 anos fez uma publicação em tom ameaçador contra o presidente Lula (PT). O jogador republicou uma pergunta que recebeu de um seguidor no Instagram: ‘Daria um tiro na cara do Lula com essa (calibre) 12?’.

No início da tarde desta terça, o Cruzeiro divulgou nota apenas repudiando a publicação. Após grande pressão nas redes sociais, o clube informou, em novo comunicado, o afastamento do atleta “por tempo indeterminado”.

“Conforme previsto em contrato, o Sada Cruzeiro informa que Wallace será punido com afastamento e uma suspensão por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira”, disse o clube.

“Esperamos que o episódio sirva de aprendizado para todos, com uma reflexão sobre o uso consciente das redes sociais, e da responsabilidade que cada um tem em disseminar bons valores. O esporte deve ser uma ferramenta para propagar igualdade, tolerância e respeito”, complementou (leia a nota, na íntegra, ao fim da reportagem).

Wallace se desculpa

Depois da repercussão, Wallace se desculpou. Também pelas redes sociais, o oposto disse que jamais teve a “intenção de incitar violência ou ódio”. “Não é da minha pessoa. Não foi isso que o esporte me ensinou e não é isso que eu quero passar para ninguém”, complementou.

“Quem me conhece sabe muito bem que eu jamais incitaria violência, em hipótese alguma, contra qualquer pessoa, principalmente o nosso presidente. Por isso, venho aqui pedir desculpas”, declarou o jogador.

AGU

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, disse que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a postagem de Wallace. “Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!”, publicou Pimenta no Twitter.

Wallace é nome histórico da Seleção Brasileira de Vôlei. Na sua lista de conquistas com a camisa canarinho está a medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, e o título da Liga das Nações, em 2021.

Nota do Cruzeiro

A diretoria do Sada Cruzeiro, reforça, novamente, que repudia qualquer ato que possa significar incitação à violência, após as postagens do atleta Wallace. Atento aos desdobramentos, o clube informa que vem tomando providências diante do fato. O clube exigiu do atleta Wallace a plena retratação e um pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos com as suas postagens.

Conforme previsto em contrato, o Sada Cruzeiro informa que Wallace será punido com afastamento e uma suspensão por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira.

Esperamos que o episódio sirva de aprendizado para todos, com uma reflexão sobre o uso consciente das redes sociais, e da responsabilidade que cada um tem em disseminar bons valores. O esporte deve ser uma ferramenta para propagar igualdade, tolerância e respeito.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.