Entidade promove debate sobre Zona Franca dentro da reforma tributária

Entidade promove debate sobre Zona Franca dentro da reforma tributária

Reunião debateu os reflexos da reforma tributária, nas atividades desenvolvidas na Zona Franca de Manaus.
Foto: Divulgação/APDM

A expectativa quanto à iminente reforma tributária proposta pelo governo federal e seus reflexos diretos nas atividades desenvolvidas na Zona Franca de Manaus (ZFM), as quais incluem os vetores econômicos complementares como os segmentos de bioeconomia e de tecnologia da informação e comunicação, motivaram a realização, nesta terça-feira, (24/1), da reunião “Reforma tributária: impactos e soluções para a Zona Franca de Manaus”, ocorrida no auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), no Distrito Industrial, zona Sul.

Promovida pela Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), com apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do CBA, o evento realizado em formato híbrido foi guiado pela gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Compal, Jacqueline Freitas, e reuniu o deputado federal Sidney Leite; o ex-superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira; o assessor parlamentar do senador Omar Aziz, Farid Mendonça; e o diretor de Relações Governamentais, Pesquisa e Desenvolvimento da Positivo Tecnologia, José Goutier Rodrigues; além do diretor-executivo da APDM, Murilo Monteiro, e de representantes de instituições públicas e privadas presentes tanto no auditório do CBA quanto por videoconferência.

A proposta da agenda foi debater sobre a discussão que se dará em Brasília para contribuir da melhor forma para que a principal matriz econômica da região – o modelo ZFM – e os vetores complementares que muito contribuem para a geração de empregos de qualidade, renda e a interiorização de investimentos tenham seus diferenciais competitivos preservados.

Competitividade

Em sua participação, Thomaz Nogueira comentou sobre as intenções de gestões públicas passadas de levar à frente a reforma tributária e, em todas as ocasiões, diversos pontos foram apresentados sobre a relevância das atividades desenvolvidas na Amazônia para o Brasil, sempre com foco na manutenção da competitividade local. Para ele, este ponto deve ser ratificado, uma vez que o que é gerado de riqueza na região é devolvido à União e, consequentemente, repassado aos demais estados da federação em forma de investimentos.

Nogueira ainda comentou que “é importante frisar, em meio a toda discussão vigente, que não se pretende substituir a atual matriz econômica local, baseada no Polo Industrial de Manaus, mas complementá-la. Esta pode ser uma oportunidade para todas as outras áreas da economia local. Mantida a competitividade, poderemos redesenhar as atividades e avançar para somar com a matriz vigente”.

Conhecimento

O deputado federal Sidney Leite destacou que é preciso ter um alinhamento com os demais estados da região para que se reitere a validade da matriz econômica atual e a necessidade de se resguardar a economia regional diante dos debates da reforma tributária.

Para o parlamentar é pertinente manter uma agenda junto aos representantes da indústria, comércio e serviços para tratar do tema, “assim como é relevante interagirmos mais com os estados vizinhos e, ainda, trazer parlamentares de outras regiões para conhecer a realidade local. Afinal, quando não se conhece do que está sendo tratado, acaba-se por falar de algo sem a base de informações necessária, apenas olhando números e estatísticas”.

Colaboração

Por entender a relevância da temática para o cenário econômico regional, a Associação do Polo Digital de Manaus e seus associados, que compõem o ecossistema de inovação local, têm buscado contribuir com as tratativas para achar soluções para a região frente aos desafios da reforma tributária.

O diretor-executivo da entidade, Murilo Monteiro, disse que “semanalmente, reunimos com grupos de associados para debater sobre políticas públicas, de forma a pensar no fortalecimento do ecossistema de inovação e do Polo Industrial de Manaus. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento aqui possíveis nos levam a figurar como o estado que mais gera empregos de média e alta tecnologia no país. Este e outros pontos são fundamentais para se discutir atualmente. Contem conosco para colaborar sempre em prol da região”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *