10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Com avanço da cobertura vacinal, Amazonas segue em risco ‘muito baixo’ para Covid-19

Publicado em 25 de janeiro, 2023

Foto: Divulgação

A cobertura vacinal contra a Covid-19 é ampliada no Amazonas, alcançando 73,8%, considerando a população de 3 anos ou mais. Manaus, capital do estado, apresenta cobertura de 81% e o interior tem cobertura de 65,5%. Além do avanço, o Amazonas segue em “muito baixo risco” para a doença.

O cenário consta no primeiro Boletim Ampliado de Covid-19 e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) do ano, divulgado nesta quarta-feira (25/01) e disponível em https://bit.ly/3JkR3yN.

O boletim é produzido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e contém a análise epidemiológica dos últimos dois meses (de 23 de novembro de 2022 a 23 de janeiro de 2023).

Considerando a população de 12 anos ou mais, o Amazonas apresenta cobertura vacinal de 53% para a 1ª dose de reforço. Nos últimos dois meses, houve maior registro de 2ª dose de reforço com 57.691 doses registradas.

Conforme o boletim, o Amazonas apresenta a menor incidência pela doença entre os estados do país, no período analisado, com uma taxa de 71 casos a cada 100 mil habitantes. Foram 2,7 mil casos registrados de Covid-19 no estado, apresentando redução de 60% no número médio diário de casos em Manaus.

Leitos

Também houve redução na ocupação de leitos hospitalares de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e de leitos clínicos em Manaus, saindo de 38 internações, em 23 de novembro de 2022, para 9 internações em 23 de janeiro de 2023. Foram 80 pacientes hospitalizados, no período analisado, sendo 63 com idade contemplada para a vacinação. Desses 63 pacientes, 40 não possuíam esquema vacinal atualizado.

“Nos últimos 23 dias, não houve registro de óbito pela doença. Enfatizamos que todos os municípios fortaleçam as campanhas de vacinação e seguimos alertando a toda a população para a importância de atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Vigilância genômica

O boletim destaca que, nos últimos dois meses, foram sequenciados 980 genomas, sendo 97% identificados como subvariante BA.5 da Ômicron, com maior proporção de genomas da sublinhagem BE.9 (87%). Neste período, foram ainda identificadas novas sublinhagens da Ômicron: BQ.1.1 (3%), XBB.1 (1%), XBB.1.5 (1%) e XBB2 (1%).

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.