19/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Acordo de pesca do Rio Mutuca é ampliado e passa a beneficiar áreas indígenas

Publicado em 23 de janeiro, 2023

Foto: Divulgação/Sema

O acordo de pesca do Rio Mutuca, localizado entre os municípios de Careiro da Várzea e Autazes (a 25 e 113 quilômetros de Manaus, respectivamente), passou por uma revisão. Agora, o acordo abrange 25 ambientes aquáticos, com benefício direto para 40 famílias de 13 comunidades, e incremento na renda de 200 pescadores locais.

Acordos de pesca são ferramentas para garantir a proteção dos recursos pesqueiros e evitar conflitos entre pescadores. Sua implementação, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), potencializa a geração de renda vinculada a atividades de pesca para as comunidades tradicionais.

O ordenamento do Rio Mutuca foi inicialmente implementado em 2019. A revisão ocorreu por meio da Instrução Normativa (IN) n° 003, de 18 de janeiro de 2023, após diversas reuniões junto aos comunitários da área. Desta forma, o novo acordo passou a abranger as áreas indígenas Cururu, Gavião e Sissaíma, na modalidade de pesca esportiva e de subsistência.

Pesca esportiva

Além disso, a nova IN permite a pesca esportiva em todos os ambientes aquáticos do acordo, exceto nas demais áreas indígenas e áreas de preservação. A nova normativa considera, ainda, que as bacias de cabeceiras são para a preservação das espécies.

Entre as regras de uso estipuladas pela IN destaca-se a proibição do uso de iscas vivas, mesmo que provenientes de empreendimentos aquícolas licenciados. Pelo acordo, a cota para a pesca comercial de pequena escala é de 50 quilos por pescador, por semana, não sendo consideradas as espécies de tucunaré (Cichla spp.).

O acordo beneficia diretamente a geração de renda em 13 comunidades, segundo reforça o coordenador do Núcleo de Pesca da Sema, Rogério Bessa. “Essa é uma diretriz do Governo do Amazonas, que é valorizar as pessoas que moram na floresta, e os acordos de pesca fazem exatamente isso ao funcionarem como ordenadores de novas oportunidades de geração de renda sustentável, por meio da pesca comercial, de atividades de manejo e do turismo de pesca esportiva”, destaca.

Balanço

Desde 2019, o número de acordos de pesca implementados pela Sema cresceu mais de 65%, com 16 ordenamentos publicados a partir do governo Wilson Lima. O aumento representa a ampliação dos benefícios para mais de 103 comunidades, 2.431 famílias e 3.280 pescadores.

Atualmente são 40 áreas ordenadas pela secretaria – sendo 38 novos acordos e duas normativas revisadas -, que contemplam juntas 351 comunidades, 7.020 famílias, 12.145 pescadores e 1.646 ambientes aquáticos.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.