
FMI se coloca à disposição para ajudar Brasil com âncora fiscal, diz Haddad em Davos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (17) que o Fundo Monetário Internacional (FMI) se colocou à disposição para auxiliar o Brasil na escolha de uma âncora fiscal “crível” e “sustentável”.
“Nós tivemos uma reunião com o FMI, e foi interessante pois eles ficaram sabendo do debate brasileiro sobre âncora fiscal e colocaram a equipe técnica à disposição do Brasil, para que possamos conhecer todas as regras hoje em vigor e a opinião deles”, afirmou o ministro a jornalistas, em Davos, na Suíça.
Haddad declarou que o FMI mostrou preocupação com sustentabilidade política no Brasil, e disse que quer enviar ao Congresso uma regra fiscal que consiga equilibrar essa sustentabilidade com a responsabilidade fiscal.
“Não adianta uma regra fiscal que não leve em consideração aquilo que a gente chama de responsabilidade social, que é o cuidado com as pessoas”, acrescentou.
“Nas democracias, as pessoas que decidem seus destinos pelo voto, e, para fazê-lo de maneira tranquila, elas precisam se sentir respaldadas por políticas públicas que deem um horizonte de desenvolvimento para as suas famílias. Então, unir a responsabilidade fiscal com a social é fundamental até para o FMI”, concluiu o ministro.
Haddad, que participou nesta terça de seu primeiro painel no Fórum Econômico Mundial de Davos, volta ao palco na quarta-feira (18) para falar sobre as diversas lideranças na América Latina, além das políticas econômicas e o papel global da região. O debate ocorre às 11h15 (horário de Brasília).
Veja mais notícias em Economia