25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Operador Nacional registra quinto ataque a torre de energia

Publicado em 16 de janeiro, 2023

Operador Nacional registra quinto ataque a torre de energia

Segundo a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi registrado o quinto ataque a uma área de linha de transmissão de energia de 230 kV, sendo a quarta que foi derrubada. O caso aconteceu no estado de Rondônia, entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena.

A ocorrência foi às 18h43 do sábado (14). O relatório indica que as causas ainda estão sendo identificadas, mas há relatos de que elementos estruturais – como cabos de aço e parafusos – teriam sido retirados do equipamento que caiu. A causa da queda da torre está em apuração (havendo indícios de vandalismo, segundo o proprietário).

O ONS diz que, após a queda da torre, houve desligamento automático da linha de transmissão. Apesar disso, não houve consequência significativa no fornecimento de eletricidade para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Profissionais do agente responsável estão trabalhando para retornar o equipamento à operação o quanto antes, mas ainda não há previsão para volta da operação do trecho afetado.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.