
Operador Nacional registra quinto ataque a torre de energia
Segundo a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi registrado o quinto ataque a uma área de linha de transmissão de energia de 230 kV, sendo a quarta que foi derrubada. O caso aconteceu no estado de Rondônia, entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena.
A ocorrência foi às 18h43 do sábado (14). O relatório indica que as causas ainda estão sendo identificadas, mas há relatos de que elementos estruturais – como cabos de aço e parafusos – teriam sido retirados do equipamento que caiu. A causa da queda da torre está em apuração (havendo indícios de vandalismo, segundo o proprietário).
O ONS diz que, após a queda da torre, houve desligamento automático da linha de transmissão. Apesar disso, não houve consequência significativa no fornecimento de eletricidade para o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Profissionais do agente responsável estão trabalhando para retornar o equipamento à operação o quanto antes, mas ainda não há previsão para volta da operação do trecho afetado.