09/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura de Manaus conclui reforma da Praça da Saudade

Publicado em 11 de janeiro, 2023

Foto: Divulgação/Antonio Pereira/Semcom

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), revitalizou mais um espaço público e dos mais antigos da cidade. Desta vez, a Praça 5 de Setembro, conhecida como Praça da Saudade, no centro histórico, ganhou vida com as obras e ações de urbanismo realizadas no local. Nesta quarta-feira, 11/1, no final da tarde, aconteceu uma ação cultural com música para comemorar a conclusão da reforma, devolvendo aos moradores do entorno e frequentadores um espaço restaurado, limpo e com segurança.

“Hoje é um dia importante, pois este espaço que estava abandonado está sendo devolvido à população. Um desejo do prefeito David Almeida de entregar o local mais limpo, mais lindo, mais humano”, disse o titular da Semulsp, Sabá Reis.

Foto: Divulgação/Antonio Pereira/Semcom

Ao todo 200 trabalhadores passaram pelo local e desenvolveram diversas atividades para deixar a praça em perfeitas condições de uso com piso refeito, corrente de proteção do monumento no lugar, jardinagem, paisagismo e serviço de poda para deixar o espaço mais verde, além de calçadas e meios-fios restaurados, sem contar com a lavagem completa com aromatizante para deixar o ambiente mais perfumado.

A praça da Saudade, um dos locais públicos mais antigos da cidade, agora vai receber o serviço de limpeza duas vezes ao dia, segurança da Guarda Municipal e padronização dos boxes, sem contar com duas câmeras que serão monitoradas pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

Foto: Divulgação/Antonio Pereira/Semcom

“Eu quero agradecer aos parceiros de outras pastas municipais que estiveram aqui e deram sua contribuição como as Secretarias de Infraestrutura (Seminf); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); da Assistência Social (Semasc); Meio Ambiente (Semmas); ao Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb)”, salientou Reis.

Foto: Divulgação/Antonio Pereira/Semcom

Além da limpeza e coleta de lixo domiciliar diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), vai realizar campanhas e ações de conscientização com comerciantes e moradores para assegurar a manutenção do espaço.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.