25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Estado de Nova York entra em emergência por nevasca

Publicado em 27 de dezembro, 2022

Nevasca atingindo o estado de Nova York

Nevasca já atingiu várias cidades americanas devido a tempestade. Foto: Divulgação

O Estado de Nova York está em estado de emergência. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou declaração de emergência solicitada pela governadora Kathy Hochul. Nova York é o estado americado mais afetado pela tempestade Elliot.

Com esta declaração, Biden aprova a ajuda federal aos governos estaduais e locais para lidar com as consequências da tempestade, que causou pelo menos 50 mortes em todo o país, 27 dos quais no noroeste daquele estado.

O presidente norte-americano autorizou o Departamento do Interior e a Agência de Gestão de Emergência a coordenar as ações necessárias para lidar com a situação e “aliviar a adversidade e o sofrimento” causados pela tempestade, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

Causada por uma frente fria ártica, a tempestade afetou os Estados Unidos desde os Grandes Lagos, perto da fronteira com o Canadá, até ao rio Bravo, ou Grande, na fronteira com o México, atingindo cerca de 60% da população do país.

Forte nevasca e ventos ciclônicos deixaram milhares de pessoas isoladas nas suas casas, passageiros retidos, na véspera de Natal, devido a voos cancelados e a estradas bloqueadas, além de cortes no fornecimento de energia em quase 1,7 milhão de residências e empresas devido a rupturas na infraestrutura elétrica.

A cidade de Nova Iorque alcançou uma temperatura mínima de -10,5° Celsius (C) no dia de Natal, o que não acontecia desde 1872, enquanto Washington, a capital dos EUA, esteve com -10°C no Natal mais frio desde 1983 e Tampa, na Florida, chegou a marcar temperaturas abaixo de zero, o que não acontecia desde 1966.

‘Nevasca do século’

A tempestade de inverno que cai sobre os Estados Unidos já é considerada a mais rigorosa em décadas. O fenômeno natural causou a morte de 57 pessoas no país e no Canadá, 27 delas em um condado do estado de Nova.  A tempestade está longe de terminar, alertaram autoridades na segunda-feira (26), chamando o fenômeno de “tempestade do século”.

Pelo menos 49 mortes relacionadas às condições climáticas foram confirmadas em nove estados. Em Ohio, os acidentes rodoviários relacionados ao mau tempo deixaram nove mortos, confirmou à AFP a Patrulha Rodoviária do estado.

 

Agência Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.