10/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Vice-secretária-geral da ONU pede que países enviem tropas ao Haiti

Publicado em 22 de dezembro, 2022

Vice-secretária-geral da ONU pede que países enviem tropas ao Haiti.

A vice-secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina Mohammed, pediu aos países que considerem urgentemente o pedido do Haiti de uma força armada especializada internacional para ajudar a restaurar a segurança no país caribenho e aliviar a crise humanitária.

“Agora, certamente, não é hora de o mundo se afastar do Haiti”, disse ela ao Conselho de Segurança da ONU. “É hora de intensificar e transformar a crise atual em oportunidade para o Haiti se recuperar e voltar mais forte.”

As gangues haitianas expandiram seu domínio sobre o país desde o assassinato do presidente Jovenel Moise em 2021. A violência deixou grande parte do território fora dos limites do governo, e levou a tiroteios de rotina com a polícia.

Em setembro, gangues haitianas criaram uma crise humanitária ao bloquear terminal de combustível por quase seis semanas, interrompendo a maior parte da atividade econômica.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, propôs em outubro que um ou vários países enviassem “uma força de ação rápida” para ajudar a polícia do Haiti a remover a ameaça representada por gangues armadas. Ele não estava sugerindo que a força fosse enviada pela ONU.

Até agora, porém, nenhum país se ofereceu para liderar essa força, embora as Bahamas tenham dito que poderiam enviar tropas ou policiais, se solicitadas a fazê-lo. Diplomatas também disseram que alguns países africanos estão prontos para oferecer apoio.

O vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wood, afirmou ao Conselho de Segurança que Washington continua “a defender o apoio à segurança internacional, incluindo força multinacional não pertencente à ONU, conforme solicitado pelo governo haitiano”.

“Os Estados Unidos forneceram mais de US$ 90 milhões em apoio à segurança do Haiti, nos últimos 18 meses, e continuarão a fornecer apoio crítico bilateralmente”, disse Wood.

Uma resolução do conselho precisa de nove votos a favor e nenhum veto dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França, China ou Rússia.

Agência Brasil 

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.