09/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Serviço emergencial faz limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais na capital

Publicado em 20 de dezembro, 2022

Serviço emergencial faz limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais na capital

Servidores da Prefeitura de Manaus, lotados na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), têm trabalhado de maneira intensa na limpeza e desobstrução das galerias de águas pluviais ou bueiros, como são popularmente conhecidos. A medida é de extrema importância, porque auxilia no escoamento mais rápido da água nos dias de chuva, além de contribuir para que não haja alagamentos na cidade.

Nesta terça-feira, 20/12, os trabalhos estão concentrados na zona Oeste. Na rua Thomas Edson, no bairro Nova Esperança, as caixas coletoras estavam tomadas por lixo como sacolas plásticas, garrafas PETs, embalagens e restos de obra.

A engenheira Socorro Diniz, responsável pelo Distrito de Obras da área, alerta a população que grande parte das drenagens rompidas na cidade são provocadas pelo lixo jogado de forma irregular nas ruas que são arrastadas para as tubulações, causando assim as obstruções.

“Estamos realizando um trabalho delicado, que precisa da contribuição da população. Estamos limpando as caixas, desobstruindo os tubos para minimizar os impactos das chuvas. Mas se as pessoas continuarem descartando irregularmente o lixo na rua, é uma questão de tempo para entupir novamente, impedindo o escoamento correto das águas das chuvas, causando grandes transtornos à cidade e à própria população”, explicou a engenheira.

Simultaneamente, outra frente de trabalho atua na limpeza e desobstrução das caixas coletoras da rua 4, no bairro Alvorada 1.

“Além das ações de infraestrutura diárias realizadas pela Seminf, é de suma importância que a população contribua com a limpeza da cidade, que não é uma responsabilidade apenas do poder público, mas de todos. A Seminf executa rotineiramente a limpeza das caixas coletoras e das redes de drenagem, realizadas por todos os Distritos de Obras da cidade, em ações programadas semanalmente”, salientou Socorro Diniz.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.