25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Programa Salto: Aceleradora de MEIs encerra 2ª edição com mais de 200 participantes certificados

Publicado em 15 de dezembro, 2022

Foto: Divulgação/Antonio Pereira/Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), encerra nesta quinta-feira, 15/12, a segunda edição do programa “Salto: Aceleradora de MEIs”, que certificou 204 participantes. A certificação ocorreu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste.

Durante a solenidade, os formandos participaram da última etapa, que se configura como Demoday, onde 12 participantes, sendo uma dupla de cada turma, são escolhidos para apresentar os benefícios e valores de seus próprios negócios em formato de pitch. A ideia é proporcionar um momento de muito networking e prepará-los para futuros investidores no mercado.

“Em nome da Prefeitura de Manaus, agradeço a confiança dos empreendedores no serviço da secretaria. Ao longo desses dois anos de gestão, nós temos entregado à população um trabalho com excelência e qualidade, humanizando os números e conhecendo quem estamos qualificando. A Semtepi vem colocando à disposição cursos como esse, programas e ações que preenchem lacunas no mercado de trabalho e ambientes de empreendedorismo na cidade. O Salto foi um presente para nós e não para por aqui, porque a operação do poder público precisa ter resultado”, afirma o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

Foto: Divulgação/Antonio Pereira/Semcom

O programa é executado pelo Instituto Impact Hub e visa fortalecer a cultura empreendedora na capital amazonense, com foco no desenvolvimento de capacidades extracurriculares, para que mais empreendedores tenham acesso à informação sobre mercado, comércio e qualidade de produtos e serviços oferecidos por suas microempresas.

“Hoje temos um sentimento de gratidão muito grande porque eu estive nos dez encontros com as quatro turmas. Acompanhar a trajetória deles é muito bonito e cada um tem uma história muito legal. Ouvir, conhecer e ver o quanto eles foram resilientes para chegar até aqui, me deixa muito orgulhoso. Vejo que a maturidade que eles têm em relação ao negócio deles é a confiança, porque muitas pessoas chegam no primeiro dia sem se reconhecerem como empreendedores”, explica o facilitador e líder de turma do Salto, Roma Chavez.

De acordo com a empreendedora do “Caboca Designer”, Carla Batista, que recebeu toda a capacitação do Salto, o programa contribuiu muito para sua formação e conhecimento de mercado, além de aumentar o networking e inovar com as características amazônicas.

“A principal contribuição do curso para mim é exatamente a parte de finanças e precificação. Descobri que eu estava cobrando mais barato, então minha a mentoria serviu para entender todo esse fluxo de caixa, como funciona o investimento, a divisão de capital, a importância de ter o MEI, o CNPJ e um banco digital. Todas as aulas foram fundamentais para me dar ânimo e encontrar pessoas tão incríveis que realmente se tornaram uma rede de ajuda. Com certeza indico esse serviço público para quem é microempreendedor, iniciante e está abrindo ou já tem uma microempresa, para que não desistam do seu empreendimento”, comenta a participante.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.