13/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

2º FIINSA abordará experiências em economia criativa, turismo sustentável e bioeconomia na Amazônia

Publicado em 22 de novembro, 2022

Foto: Divulgação

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma das instituições com participação confirmada no 2º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (FIINSA), evento que tem o objetivo de reunir empreendedores, investidores, organizações da sociedade civil e outros atores que integram o ecossistema de impacto na região para debater caminhos, oportunidades e desafios para o desenvolvimento do ecossistema de impacto amazônico, a bioeconomia e o futuro da floresta. O 2º FIINSA ocorre na próxima semana, nos dias 29 e 30/11, em Manaus.

As inscrições para participar do FIINSA estão abertas por meio do site Sympla (https://abre.ai/faz5), com valores a partir de R$ 150.

Na programação, que inclui palestras, oficinas práticas e sessões de pitch para investidores e financiadores, a FAS participa em três espaços e dois painéis para o público. Os parceiros da FAS, SAP Brasil e Americanas, também estão inclusos na programação do festival.

“O FIINSA é um evento valioso para o fomento de negócios sustentáveis que geram impacto positivo e benefícios para a floresta e as populações que vivem e trabalham nela. A FAS vai levar sua visão e experiência em segmentos da bioeconomia, economia criativa e turismo de base comunitária para, juntos, ajudarmos a desenvolver o ecossistema de impacto na região amazônica”, afirma Wildney Mourão, gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia na FAS.

Plenárias

No dia 29 de novembro, a partir das 11h30, o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, modera o painel “Caminhos possíveis: alternativas para se construir uma nova economia”. A sessão terá a participação da responsável pela Gerência de Soluções Baseadas na Natureza da Vale, Patricia Daros; da doutora em Ecologia de Ecossistemas e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Rita Mesquita; e do coordenador do Portfólio de Economia Carbono Zero no Instituto Clima e Sociedade (iCS), Gustavo Pinheiro.

No mesmo dia, a partir das 17h30, Wildney Mourão será o moderador do painel “O turismo de base comunitária na Amazônia – avanços, desafios e oportunidades de investimento”. Participam do painel o fundador e CEO do VivaLá, Daniel Cabrera; o empreendedor da Comunidade Tumbira, Roberto Garrido; e a doutora e mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, e membro do Fórum de Turismo de Base Comunitária do Rio Negro (AM), Susy Simonetti.

A Americanas S.A., parceira da FAS em diversas iniciativas e patrocinadora do evento, participa do painel “Acesso a mercados para produtos da bioeconomia: desafios de comercialização, logística e distribuição”. A coordenadora de sustentabilidade da Americanas S.A., Mariana Araújo, representa a organização, ao lado de Adriane Basile, do Mercado Livre, Geyce Ferreira, da Bemol, e Manuel Rodrigues, da Sattva. A moderação é de Floriana Breyer, da Climate Ventures. A sessão ocorre no dia 29, às 16h30.

No dia 30, a partir das 11h30, a SAP Brasil participa do painel “Atuação de grandes empresas e as pautas de ESG e investimento social privado na Amazônia”. A moderação será feita pela pesquisadora do Idesam, Mariana Pavan, e terá a participação da diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil, Luciana Cohen, e do diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.

Mercado Sustentável

A FAS ocupa ainda o Espaço Mercado Sustentável, onde terá o estande do Jirau da Amazônia com exposição e comercialização de produtos da economia criativa, de artesanato e de turismo de base comunitária. Além disso, o espaço terá a comercialização de outros produtos de bioeconomia apoiados pela FAS, como a Farinha Ribeirinha de Uarini e o Guaraná. Também acontecerá o lançamento de três produtos à base de cacau: as geleias de cacau, cacau com cupuaçu e cacau com banana. Empreendedores ribeirinhos participarão do espaço, apresentando os seus produtos

A FAS também contará com um estande institucional para ampliar o relacionamento com o público, prospectar parcerias e viabilizar novos projetos voltados para o empreendedorismo, inovação e investimento de impacto para a Amazônia.

FIINSA

Realizado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e pelo Impact Hub Manaus, o 2º FIINSA é evento é correalizado pela AMAZ aceleradora de impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Uma Concertação pela Amazônia. Tem patrocínio do Fundo Vale, Instituto Clima & Sociedade (iCS), Partnerships For Forests, Uk Government, Amazon Investor Coalition, Fundo JBS pela Amazônia, Americanas S.A, SAP e Instituto Sabin, além do apoio de vários parceiros. Para outras informações, acesse https://fiinsa.org.br.

FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus (AM), a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias.

Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

Tags: ,

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.