13/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Estudantes da rede estadual promovem exposição fotográfica sobre o Teatro Amazonas

Publicado em 15 de novembro, 2022

A exposição “Minha Cultura, Meu Maior Patrimônio” fica no Palácio da Justiça até janeiro de 2023. Foto: Divulgação/Eduardo Cavalcante/Seduc

Sob o olhar de 12 estudantes da Escola Estadual Nathália Uchôa, o Teatro Amazonas é o protagonista da exposição fotográfica “Minha Cultura, Meu Maior Patrimônio”, que acontece no Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, Centro, e recebe 34 registros fotográficos realizados por alunos dos ensinos Fundamental e Médio contemplados no edital “SBPC Vai à Escola”, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O objetivo do projeto é divulgar e estudar os patrimônios materiais de Manaus a partir da perspectiva artística, educação patrimonial e alfabetização científica, contribuindo para a valorização da cultura.

Representando a secretária Kuka Chaves, a secretária executiva do Interior, Ana Maria de Freitas, comenta que a exposição é uma forma positiva de incentivar os estudantes a praticarem a ciência.

“Eles fizeram um trabalho de fotografia do Teatro Amazonas, hoje estão fazendo a sua exposição e nós estamos aqui pra dar o incentivo a esse projeto, que é justamente para mostrar o trabalho que esses pequenos cientistas estão desenvolvendo no estado do Amazonas, em especial, na nossa cidade de Manaus”, comenta a secretária.

Para a realização da exposição, foram realizadas reuniões, oficinas de fotografia, visitas técnicas a Museus, ao Teatro Amazonas e a Centros Culturais da cidade, além de palestras com pesquisadores sobre patrimônio cultural, construção de jogos didáticos voltados ao tema e rodas de conversa sobre valorização da cultura.

Foto: Divulgação/Eduardo Cavalcante/Seduc

A professora idealizadora do projeto, Denise Bezerra, descreve a trajetória do projeto até o evento de exposição fotográfica.

“A gente está vendo hoje a materialização do projeto, que é apenas um recorte de todas as etapas que aconteceram. Esse projeto iniciou em maio e terminou agora em outubro e é um projeto muito grandioso, que trouxe muito conhecimento para os alunos. Muitos nunca haviam entrado no Teatro Amazonas e esse projeto, com o financiamento da SBPC, só trouxe satisfação aos envolvidos”, afirma.

Visitação

A exposição “Minha Cultura, Meu Maior Patrimônio” ficará disponível para visitação no Centro Cultural Palácio da Justiça até janeiro de 2023. A expectativa é de que não apenas a comunidade escolar, mas os apreciadores da arte também passem pelo espaço.

Foto: Divulgação/Eduardo Cavalcante/Seduc

SBPC Vai à Escola

Programa voltado para escolas estaduais e municipais de Ensino Fundamental e Médio, o programa tem como principal objetivo a realização de atividades de divulgação da ciência, de estímulo ao interesse pelo conhecimento científico e de fomento à criatividade das crianças e adolescentes.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.