Um dos pioneiros da TV no Amazonas, Ivens Lima morre aos 90 anos

Ivens Lima com sua esposa, Maria do Carmo, em foto de 1999. Foto: Reprodução/Acervo Sérgio Cardoso

Considerado um dos pioneiros da televisão no Amazonas, Ivens Lima morreu nesta quinta-feira (10), aos 90 anos, em Durham, Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

O amazonense foi jurado no programa de calouros “Peneira Ajuricaba”, e era o mais exigente. Todos temiam a sua análise e as notas do “Maestro Ivens Lima”. Anos depois apresentou o “Jornal do Amazonas”, na Rede Amazônica.

Ivens Lima também era um profundo conhecedor de música e cinema. O advento do formato VHS o tornou dono de um dos maiores acervos no Amazonas.

Como um dos agitadores culturais dos anos 1960, participou com “História dos Contrastes” do I Festival de Cinema Amador do Amazonas (1966).

Era funcionário da Receita Federal e, ao se aposentar, passou a morar em São Paulo, onde viviam os seus primeiros netos. Mudou-se para os Estados Unidos quando três das suas filhas fixaram residência na terra do Tio Sam.

Veja também

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cláudio Chaves disse:

    Deu notável contribuição à cultura amazonense na música,no teatro e na TV. Também compôs um hino sobre o nosso AM,cujo refrão era assim: “Amazonas encantado que vive desprezado esperando um olhar seu Brasil”!