15/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Seleção brasileira: convocados para a Copa serão anunciados hoje à tarde

Publicado em 07 de novembro, 2022

Seleção brasileira: convocados para a Copa serão anunciados hoje à tarde

Em tempos de Copa do Mundo inédita no mundo árabe, Adenor Leonardo Bachi viverá, nesta segunda-feira (7/11), um dia de Aladdim na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Tite tem até pouco antes das 13h para lustrar a lâmpada mágica pela última vez, escolher 26 jogadores para a caça ao hexa no Catar e pedir aos gênios do futebol que a convocação esteja próxima da perfeição antes de anunciá-la na sede da CBF. O Correio apurou que a lista foi debatida ontem em uma reunião da comissão técnica realizada na casa do treinador.

Até 1998, os treinadores chamavam no máximo 22 jogadores. O número de inscritos subiu para 23 n A o período de 2006 a 2018. Com a pandemia, a Fifa quebrou o galho das 32 seleções e autorizou 26 nomeações. Tite foi um dos que fez campanha pela flexibilização. No caso específico do Brasil, independentemente de 22, 23 ou 26 eleitos, a sensação é quase sempre de insaciabilidade, usando um “titês” bem claro e objetivo.

O técnico da Seleção convocou 122 jogadores desde 16 de junho de 2016, quando herdou a prancheta de Dunga, porém só levará ao Catar 21% dos nomes observados em seis anos e meio de trabalho. Tite certamente tentou evitar, mas não escapará de cometer alguma injustiça.

A maior expectativa é pela convocação (ou não) de Daniel Alves. O lateral-direito de 39 anos viveu um ciclo conturbado. Ausente na Copa da Rússia em 2018 devido a uma lesão, vestiu a camisa de quatro clubes em quatro anos: Paris Saint-Germain, São Paulo, Barcelona e Pumas do México. Foi capitão nas conquistas da Copa América em 2019, no Brasil, e da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Hoje, é azarão. Não disputa jogo oficial desde 24 de setembro. À época, o Pumas do Torneio Apertura da Liga MX. A obsessão por ir à Copa levou Daniel Alves a treinar com o Barcelona B a fim de manter a forma física.

Tite jamais descartou Daniel Alves. Separou dois profissionais para monitorar o jogador fora do país. O auxiliar técnico César Sampaio e o fisiologista Guilherme Passos foram ao México observá-lo in loco e mantêm contato com o jogador. A palavra dos dois terá peso antes de o gaúcho de Caxias do Sul bater o martelo. “É uma das nossas lideranças, tem histórico que dispensa comentários e vive um momento de transição. Dani está se dedicando visando o melhor físico. Tem influência direta na adaptação desses meninos mais novos. Esteve na Olimpíada. É um elo. A gente segue acompanhando e ele está dentro da lista. O que fazemos é estar bem próximos dos atletas para que possamos fazer nossas escolhas”, diz César Sampaio.

Convocação

Daniel Alves chega vivo à última convocação por causa da experiência, liderança e a coleção de títulos na carreira, mas também devido à crise na lateral direita. Faltam opções minimante confiáveis para a função de estepe do titular Danilo. Nomes como Émerson Royal, Fagner, Gabriel Menino, Marcinho, Marcos Rocha, Mariano e Rafinha tiveram oportunidade. Nenhum encantou Tite. Daí a possibilidade de ele levar apenas Danilo. Ele confia na versatilidade do zagueiro Éder Militão e do volante Fabinho para assumir a função em caso de emergência. A novela de Daniel Alves é fundamental para aumentar ou reduzir vagas em outros setores.

Philippe Coutinho é outro suspense. Homem de confiança na Era Tite, o meia virou um dos xodós do técnico. Foi chamado até mesmo quando amargava a reserva no Barcelona. É um dos melhores intérpretes do sistema de jogo da Seleção. Sabe exatamente o que o treinador deseja dele. Ontem, o comandante do Aston Villa, Unai Emery, deu pistas de que ele não irá à Copa. “Coutinho está machucado. Não sei por quanto tempo será, mas é lesão muscular”, lamentou. Um médico do clube inglês detalhou a lesão em conversa com o doutor Rodrigo Lasmar. O jogador nem foi relacionado na derrota de ontem do Aston Villa para o Manchester United, por 3 x 1.

Tite dificilmente repetirá erros da convocação de 2018. Há quatro anos e meio, insistiu com jogadores lesionados ou mal fisicamente. O meia titular Renato Augusto era um deles. O técnico bancou a convocação e quase viu o pupilo evitar a queda contra a Bélgica nas quartas de final.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.