
Calendário eleitoral: saiba o que acontece de hoje (28) até o 1º turno (domingo, 2)
Na reta final para o primeiro turno das eleições, algumas regras precisam ser respeitadas por partidos e campanhas para não correrem o risco de crime eleitoral.
Eleitores e mesários também precisam ficar atentos sobre quais documentos levar, qual a sua situação eleitoral e o colégio onde deve votar. Isso tudo pode ser feito por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-título.
Confira datas importantes nessa reta final:
29 de setembro
Último dia de veiculação do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Também se encerra o prazo para propaganda mediante reuniões públicas, promoção de comícios e uso de aparelhagem de sonorização fixa, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas. É o último dia de realização de debates na televisão e no rádio.
30 de setembro
O último dia para divulgação de propaganda paga na imprensa escrita, e reprodução de jornal impresso ou na internet.
1º de outubro
Fim da propaganda com alto-falantes ou amplificadores de som, distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata. Também é a data para que a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, vai definir, entre as 9h e as 12h, as seções eleitorais a serem submetidas a auditorias da votação eletrônica.
2 de outubro
Dia da votação, que vai ocorrer das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
Uma das novidades nas Eleições 2022 é a unificação do horário de votação em todo o país. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.
A mudança é decorrente de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.
A medida atinge todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima. No Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos (veja baixo). Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também precisará se adaptar ao horário diferenciado.
Veja como será o horário de votação conforme o horário local:
–Acre: das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação à Brasília).
– 11 municípios do Amazonas: das 6h às 15h
(abre e fecha duas horas antes em relação a Brasília)
[Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença]
– Manaus e outros 50 municípios do Amazonas: das 7h às 16h
(abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)
– Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h
(abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)
– Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h
(abre e fecha uma hora após em relação a Brasília)
Divulgação dos resultados começará às 17h
Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h da hora oficial de Brasília. Importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.
Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília. O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.
Veja mais notícias em Política