09/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo Biden prepara regras para ativos digitais e criptomoedas

Publicado em 16 de setembro, 2022

Governo Biden prepara regras para ativos digitais e criptomoedas.

Agências governamentais dos Estados Unidos devem dobrar a fiscalização sobre ativos digitais e identificar lacunas na regulamentação de criptomoedas, disse o governo Biden nesta sexta-feira (16), citando potencial de uso indevido, mesmo observando o crescente papel destas nas finanças globais.

O Departamento do Tesouro vai liderar um grupo de agências governamentais que considerará uma moeda digital do banco central, mas a Casa Branca não endossou um dólar digital.

A ação coletiva do governo, anunciada em uma série de relatórios, segue uma ordem que o presidente Joe Biden assinou este ano “para garantir o desenvolvimento responsável de ativos digitais”.

Os relatórios instam reguladores, como a Comissão de Segurança e Câmbio e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities, a emitir orientações e regras sobre os riscos do ecossistema de ativos digitais, incluindo o potencial de criptomoedas serem usadas em lavagem de dinheiro ou fraude.

Segundo a Casa Branca, Biden poderá pedir que o Congresso altere a Lei de Sigilo Bancário (BSA) para se aplicar a provedores de serviços de ativos digitais, incluindo exchanges de criptomoedas e plataformas para tokens não fungíveis (NFTs). A BSA exige que bancos relatem transações suspeitas ao Tesouro.

Biden também vai considerar recomendações de agências para criar uma estrutura federal que supervisione provedores de pagamentos não bancários.

O Departamento de Justiça informou que está criando um coordenador de ativos digitais supervisionando 150 promotores federais para investigar e processar crimes de ativos digitais.

As criptomoedas superaram US$ 3 trilhões em valor de mercado no ano passado, mas o setor tropeçou nos últimos meses, à medida que os investidores abandonaram ativos de risco devido ao aumento das taxas de juros.

A secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, observou os riscos, acrescentando que ativos digitais bem regulamentados podem tornar os sistemas de pagamento internacionais mais competitivos e ajudar populações carentes.

Agência Brasil 

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.