06/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Seminf recupera quase 30 quilômetros de vias na zona Centro-Oeste de Manaus

Publicado em 12 de setembro, 2022

Foto: Divulgação/Márcio Melo/Seminf

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), segue com as obras do programa “Asfalta Manaus”, que tem a meta de recuperar 10 mil vias na capital. Nesta segunda-feira, 12/9, os serviços são realizados nos bairros Compensa, São Raimundo, Santo Agostinho e Vila Marinho, na zona Centro-Oeste.

Foram 114 vias já concluídas, somando 28 quilômetros e 665 metros de recapeamento só na zona Centro-Oeste.

O trabalho é executado, simultaneamente, por equipes espalhadas pela zona Centro-Oeste, onde trabalhadores realizam a fresagem das vias, retirando o asfalto antigo e desgastado, recuperando o solo e as bases para receberem a aplicação do novo asfalto, utilizando máquinas pesadas, como vibroacabadoras, retroescavadeiras, rolos compressores, pneus e rolos de chapa, e caminhões recapeando as vias por completo, em toda sua extensão.

Foto: Divulgação/Márcio Melo/Seminf

O secretário de Obras, Renato Júnior, explica que a implantação de um novo pavimento não é um processo simples, são várias etapas envolvidas, desde a remoção, substituição de uma estrutura de pavimento, tratamentos de solo, até a aplicação de uma nova massa asfáltica, sendo todas as etapas importantes para um serviço de qualidade e com uma durabilidade muito maior.

“O recapeamento das vias de Manaus segue o mesmo padrão de qualidade em toda a cidade, independentemente da localização. Ruas principais, transversais, todas recebem o mesmo serviço, de tratamento de recuperação profunda, fresa e aplicação da massa asfáltica. Temos todo controle de espessura do asfalto que, ao final do processo de recapeamento, deverá alcançar sete centímetros, garantindo qualidade e durabilidade das vias. É um recapeamento com uma espessura que vai aguentar o peso do que passar por aqui: carro, ônibus e caminhão, por muito mais tempo”, afirmou Renato Júnior.

Só nas obras da zona Centro-Oeste são utilizadas, diariamente, quase 700 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), popularmente conhecida como massa asfáltica, para a revitalização das vias.

Além do recapeamento das vias, esse programa da prefeitura promove fluidez no trânsito, segurança aos motoristas e pedestres e qualidade de vida ao cidadão manauara.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.