
Mais de 40% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento, aponta pesquisa
Levantamento feito pelo Instituto Patrícia Galvão apontou que 45% das mulheres já tiveram seu corpo tocado sem consentimento em local público. No entanto, apenas 5% dos homens admitem que já realizaram o ato.
Feita em parceria com o Ipec e com a Uber, a pesquisa “Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas” ainda apontou que 41% das mulheres já foram xingadas ou agredidas por dizerem não a uma pessoa interessada nelas. A pesquisa na íntegra pode ser lida aqui.
Mais de 90% das pessoas entrevistadas avaliam de forma positiva a Lei Maria da Penha, que completou 16 anos de vigência em 2022.
Apesar disso, 89% concordam que os homens que agridem as parceiras sabem que isso é crime, mas não acreditam que serão punidos. O mesmo percentual avalia que os homens que praticam essa violência não costumam receber as punições devidas. Para 76% dos entrevistados, a polícia e a justiça no Brasil tratam a violência doméstica contra mulheres como um assunto pouco importante.
Veja mais notícias em Geral