
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro recebeu o coração de Dom Pedro I, que foi trazido da cidade do Porto, em Portugal, como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
O órgão, que deixa o país europeu pela primeira vez, foi recebido na rampa do Palácio do Planalto com uma salva de tiros de canhão.
A autorização para a vinda da relíquia ao país foi concedida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, após ter tido conhecimento do parecer favorável emitido pelo Instituto de Medicina Legal do Porto.
O coração do imperador Dom Pedro I ficará exposto no Palácio do Itamaraty até o dia 5 de setembro. A relíquia foi levada para Brasília, ontem (22), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
“Dois países, unidos pela História, ligados pelo coração. Duzentos anos de independência. Pela frente, uma eternidade em liberdade. Deus, pátria, família! Viva Portugal, viva o Brasil!”, disse Jair Bolsonaro durante a recepção do coração.
O coração de Dom Pedro I é guardado no salão nobre da Igreja da Irmandade da Lapa, na cidade do Porto, a pedido do próprio imperador. A solicitação foi registrada no testamento deixado pelo monarca.
Veja mais notícias em Geral