Seminf entra em fase de conclusão das obras de erosão no bairro Nova Cidade

Foto: Divulgação/Márcio Melo/Seminf

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), avança nesta segunda-feira, 15/8, com os serviços de contenção da erosão, na rua Treviso com rua 6, localizadas no bairro Nova Cidade, na zona Norte. As equipes da Seminf têm trabalhado, diuturnamente, para entregar a área 100% transformada e segura aos moradores da comunidade.

De acordo com o fiscal de obra da Seminf, engenheiro Igor Mendes, toda a área erosiva dá lugar a uma nova via, que interliga a rua 6 à rua Manila, com a finalidade de coibir construções irregulares, além de facilitar consideravelmente o acesso e o tráfego dos moradores que residem no local.

“Após uma forte chuva e a falta de manutenção nas gestões passadas, além de uma grande lixeira viciada, nos primeiros dias de janeiro passado a área cedeu causando uma grande erosão, inclusive afetou algumas residências. A partir disso, foi realizado um estudo técnico e, com a determinação do prefeito David Almeida, nossa equipe agiu de forma emergencial, empregando a qualidade para podermos solucionar de uma vez este problema”, explicou o engenheiro.

Foto: Divulgação/Márcio Melo/Seminf

Além das cinco caixas coletoras de água pluviais e uma escada hidráulica, a área recebeu 25 mil metros cúbicos de aterro e a implantação de uma nova rede de drenagem, que tem por objetivo conter o desgaste de todo o talude. Ainda de acordo com Igor Mendes, a obra já está na fase de conclusão com os últimos ajustes.

“A obra recebeu a contenção de todo talude, implantamos uma nova rede de drenagem profunda, com tubulações modernas em concreto e uma nova rua, com terraplanagem e asfalto, facilitando o deslocamento dos moradores, além do espaço público com área de lazer”, informou.

Foto: Divulgação/Márcio Melo/Seminf

Os serviços iniciaram no mês de janeiro, quando houve uma erosão com aproximadamente 20 metros de profundidade, causada por uma lixeira viciada, em que as fortes chuvas colaboraram para o desbarrancamento. Uma média de 50 servidores, retroescavadeiras e caminhões fazem parte da logística com a meta de garantir o bem-estar dos moradores e solucionar definitivamente este problema.

Obras

As áreas com erosões são mapeadas e obras são realizadas gradativamente. Nos primeiros seis meses deste ano, a Seminf entregou obras na rua Manuel Ribeiro, no bairro Mauazinho; rua Siri, no conjunto Cidadão Nove, bairro Distrito Industrial 2; e na rua Budapeste, bairro Nova Cidade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *