Moradores da Compensa receberam doação de mais de 30 toneladas de alimentos regionais da agricultura familiar

Os alimentos foram doados por meio do Programa Alimenta Brasil. Foto: Divulgação/Sepror

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou, nesta segunda-feira (15/08), mais uma visita técnica nas instituições que recebem doações de alimentos oriundos da agricultura familiar, via Programa Alimenta Brasil (PAB), do Governo Federal, executado pelo Governo do Amazonas. A ação ocorreu na Associação dos Moradores da Compensa, na rua dos Escoteiros, nº 02, bairro Compensa II, zona Oeste de Manaus.

Além dos coordenadores estaduais do PAB, a visita contou com a presença do secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, que destacou a importância de se aumentar a doação de produtos através do programa.

“Nosso governo tem esse compromisso de garantir renda e continuidade de produção no setor agrícola familiar e, ao mesmo tempo, executa ação de cidadania com este importante programa, que proporciona alimentação básica a muitas famílias”, disse o secretário.

Os itens adquiridos e entregues simultaneamente foram: mamão, melancia, abóbora-leite, banana-pacovã, abacaxi, coentro e raiz de mandioca. Em 55 municípios amazonenses, o PAB já beneficiou aproximadamente 174 entidades socioassistenciais cadastradas, que são encarregadas de receber os produtos agrícolas e entregar imediatamente às famílias em situação de vulnerabilidade alimentar nos próprios municípios onde cada aquisição é efetuada.

Foto: Divulgação/Sepror

Idosos

A Associação dos Moradores da Compensa existe há 58 anos e atende aproximadamente 80 idosos e suas famílias, e desde 2019 já recebeu 33.800 quilos de alimentos oriundos da agricultura familiar, beneficiando 1.190 pessoas. Os produtos foram fornecidos pelos agricultores familiares/fornecedores, como resultado do investimento feito pelo Governo do Estado para fortalecer a cadeia.

Para o presidente da Associação, Alexandre Silva, o PAB é muito importante para a comunidade, pois acaba amenizando um pouco mais as dificuldades alimentares das pessoas cadastradas na associação.

“Agradeço ao secretário Petrucio, pois o programa nos fornece produtos com uma qualidade excelente e, com a crise, devido à pandemia, a gente consegue atender essas famílias. Esperamos que essa doação aumente ainda mais para que possamos atender essa grande massa de pessoas que a associação atende”, enfatizou o presidente.

Novo edital

De acordo com os coordenadores regionais do PAB, o novo edital do Programa está previsto para ser lançado em setembro, e pretende dobrar o valor da proposta ordinária, que antes era de R$ 4 milhões para R$ 8 milhões em investimentos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *