Saúde abre chamada pública para projetos de testes genéticos e biópsia líquida

Foto: Divulgação

Apoiar projetos de pesquisa para o desenvolvimento de testes genéticos in vitro e de biópsia líquida, aplicados à saúde humana, é a proposta de chamada pública do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os projetos apresentados devem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do cuidado à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições estão abertas até 9 de setembro.

A chamada é destinada a pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) com foro no Brasil. Ao todo, serão disponibilizados recursos no valor de R$ 20 milhões. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 30 de novembro, no site do CNPq.

Testes in vitro são procedimentos realizados fora do corpo do paciente, como exames de sangue, urina e saliva. Essas amostras podem ser utilizadas para detectar ácidos nucleicos (DNA ou RNA) e identificar, simultaneamente, múltiplas condições genéticas e variantes associadas a patogenias, o que denominamos de testes genéticos.

O teste de biópsia líquida é uma nova abordagem que pretende identificar doenças a partir de marcadores moleculares que circulam no sangue ou outros fluidos do paciente. Esses testes surgiram como resposta a uma necessidade da área oncológica, uma vez que a biópsia de tecidos é um procedimento invasivo. Contudo, os testes de biópsia líquida não se limitam ao uso na oncologia, podendo ser aplicados em inúmeros setores da saúde, como no monitoramento da rejeição de transplantes de órgãos sólidos.

Dessa forma, esses testes podem ser classificados de acordo com a finalidade de utilização: (1) diagnóstica; (2) prognóstica, se utilizados para detectar a emergência de alterações moleculares relacionadas à evolução da doença ou do quadro clínico; e (3) monitoramento de componentes moleculares circulantes que indiquem respostas a tratamentos.

O desenvolvimento desses dois tipos de testes se enquadra nas transformações trazidas pela genômica e medicina de precisão e está inserido como uma das metas do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil, que pretende fomentar toda uma cadeia nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) científica e industrial para o avanço de tecnologias nacionais, diminuindo a vulnerabilidade tecnológica do País.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *