Segunda edição do ‘Sabadão da Saúde’ terá 50 pontos de atendimento para a população

Foto: Divulgação/Henrique Souza/Semsa

A Prefeitura de Manaus já está com tudo preparado para a segunda edição do “Sabadão da Saúde”, estratégia que visa facilitar o acesso dos serviços de saúde aos usuários que, durante a semana, não têm tempo para ir até as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Serão 50 pontos de atendimento que estarão de portas abertas a partir das 8h, ofertando uma série de ações sem a necessidade de agendamento.

A mega-ação de saúde, que envolve 1,5 mil servidores que atenderão ao longo de oito horas ininterruptas, visa atender preferencialmente os usuários com diabetes ou hipertensão (casos suspeitos e confirmados), mulheres de 25 a 64 anos e gestantes, com serviços como aferições de pressão arterial, exame de hemoglobina glicada, consultas, acompanhamento pré-natal e coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero.

A lista atualizada dos pontos de saúde que funcionarão neste sábado (13) poderá ser conferida a partir das 17h de sexta-feira (12), pelo link bit.ly/UnidadesSabadão , no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou ainda pelas redes sociais da secretaria (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no Facebook).

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, explicou que o “Sabadão” fortalece a oferta de serviços da Semsa com horários alternativos que ampliam a oferta dos serviços. A primeira edição, realizada no último sábado, 6/8, alcançou mais de 11 mil pessoas e a expectativa é superar este número na segunda edição.

“Os diretores dos Distritos de Saúde vêm reforçando a divulgação dos serviços do ‘Sabadão’ em seus territórios para que a população compareça. As unidades vão funcionar até as 16h, na modalidade porta aberta, ou seja, quem chegar será atendido sem precisar marcar a consulta ou o exame”, reforçou.

Djalma Coelho destacou que a atualização do calendário de vacinação das crianças de 0 a 14 anos também poderá ser feita no “Sabadão”. Esse cuidado é fundamental para evitar o ressurgimento de doenças já eliminadas ou erradicadas, como é o caso do sarampo e da poliomielite, que podem comprometer seriamente o desenvolvimento das crianças.

“Os pais precisam tomar essa responsabilidade para si. A gestão do prefeito David Almeida criou esta mega-ação também para permitir que as crianças sejam protegidas. A cobertura vacinal vem caindo e precisamos mudar esse cenário para não comprometermos nosso futuro”, explicou.

A Semsa orienta os usuários que levem documento de identificação com foto e foto e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *