44ª Exposição Agropecuária será realizada de 28 de agosto a 4 de setembro, no Kartódromo da Vila Olímpica

Foto: Divulgação/Emerson Martins/Sepror

A 44ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) já tem data definida. O evento ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro, no Kartódromo da Vila Olímpica, localizado no bairro Alvorada, zona Oeste de Manaus.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e suas vinculadas – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), divulgou, nesta terça-feira (9/8), a realização do evento.

Entre os parceiros destacam-se a Prefeitura Municipal de Manaus, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM), Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Amazonas (Fetagri) e Secretaria de Desenvolvimento e Gestão Estratégica do Amazonas (Sedecti).

A Expoagro é a maior vitrine do setor agropecuário no estado. Trata-se de uma feira tradicional, cuja realização foi interrompida durante seis anos, tendo sido resgatada pelo Governo do Estado, em 2019. Este ano, atendendo um pedido do público, o evento está sendo ampliado para oito dias com várias programações, entre apresentações regionais, capacitações, parque de diversão, rodeio, estandes com os potenciais produtivos dos municípios do Amazonas, entre outros.

“É um dia de festa para o setor primário. Essa é uma determinação do nosso governador Wilson Lima, de resgatar a Expoagro após seis anos e também o novo Parque de Exposição Dr Eurípedes Ferreira Lins. A entrada é gratuita, então, a população pode trazer a sua família”, comentou o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães.

O Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror, prevê mais de 400 expositores institucionais e comerciais, com atividades voltadas aos agricultores, produtores rurais e afins. Com expectativa de gerar R$ 150 milhões em negócios e receber 400 mil visitantes, em oito dias.

Novo Parque

Petrucio destacou ainda sobre o local definitivo da Expoagro, localizado no Km 02 da Rodovia BR-174, Manaus-Boa Vista. “O Carlos Henrique, secretário de Infraestrutura, esteve aqui apresentando o Parque, que não vai servir só para Expoagro, ele tem um projeto concebido para ser um parque multiuso, para grandes eventos em Manaus, com estacionamento, com área para unidades de demonstração dos produtores. Será um parque moderno e ano que vem, a 45ª Expoagro será lá”, comentou o titular da pasta.

A presidente em exercício da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Amazonas (Fetagri), Rosamy Tenório, falou da importância do evento para a economia amazonense. “A Expoagro é muito importante devido a nossa cultura voltada à agricultura familiar, que vem lutando há muitos anos pelas políticas públicas. Nós temos parceria com o Governo do Amazonas, em especial com a Sepror, e estamos somando esforços com muito trabalho na agricultura, para expormos nossa produção e junto com o governo sermos mais fortes”, comentou.

Foto: Divulgação/Emerson Martins/Sepror

Resgate

Em 2019, a 41ª Expoagro marcou a retomada, após seis anos sem o evento. Ocorreu entre os dias 3 e 6 de outubro, com a movimentação de mais de R$ 78 milhões entre negócios e operações de crédito. A feira, que recebeu mais de 350 mil visitantes em quatro dias, contou com aproximadamente 300 expositores, entre agricultores, pecuaristas, pescadores, piscicultores, produtores rurais, comerciantes de alimentos e bebidas, e empresas do setor, incluindo empreendedores de outros estados.

Gastronomia e produtos regionais

Para a 44ª edição da Expoagro, a ADS repetirá o sucesso e levará para os oito dias do evento mais uma edição especial da Feira de Produtos Regionais da ADS, com produtores que já atuam nas feiras da capital. A Feira da ADS funcionará no horário da Expoagro e contará com hortifruti, doces regionais, artesanatos, entre outros.

Autorização do evento

A Adaf, além de responsável por emitir a autorização para a realização da 44ª Expoagro, vai assegurar a sanidade dos animais expostos e comercializados ao longo dos oito dias de evento. Equipes da autarquia examinarão as condições dos animais e avaliarão o espaço onde eles serão alocados. O objetivo é prevenir a ocorrência e a entrada de zoonoses no Estado, assim como zelar pela economia local.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *