Governador vistoria leitos de UTI em Tabatinga, terceiro Município do interior a ter alta complexidade em saúde

Governador vistoria leitos de UTI em Tabatinga, terceiro Município do interior a ter alta complexidade em saúde

O governador Wilson Lima esteve, neste domingo, (07/08), no município de Tabatinga, na região do Alto Solimões, onde vistoriou as obras de instalação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que vão atender a população da cidade e de municípios próximos. Tabatinga será o terceiro município a receber leitos de alta complexidade, se juntando à Parintins e Tefé.

Justos os três municípios vão somar 31 leitos de UTI fora da capital Manaus, ação inédita na área de Saúde, realizada pela atual gestão e que faz parte do programa de governo Saúde Amazonas.

As novas UTIs estão sendo instaladas na Unidade Hospitalar de Tabatinga, que passa por reforma e está na fase de finalização dos acabamentos e instalação dos equipamentos, que vão beneficiar mais de 130 mil moradores do Alto Solimões.

“É o terceiro município aqui no interior do estado que está recebendo alta complexidade. Começou por Parintins, depois Tefé, e agora Tabatinga e a gente vai seguir por Humaitá, depois Itacoatiara, Manacapuru, Eirunepé e Lábrea. Isso é algo inédito para atender aos nossos irmãos que venham a ter um quadro de agravamento”, destacou Wilson.

Pela primeira vez na história do Amazonas, UTIs passaram a ser instaladas fora da capital. As primeiras 11 foram inauguradas em outubro de 2021, em Parintins. Tefé recebeu 10 leitos, em junho deste ano, como parte da descentralização dos serviços de alta complexidade.

Além de Tabatinga, a ampliação do hospital irá atender a população dos municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Benjamin Constant.


Nova estrutura

A reforma da unidade prevê o aumento da estrutura da unidade. São 64 leitos de enfermaria, isolamento e observação; 10 leitos de UTI, três centros cirúrgicos e uma sala para pequenas cirurgias. Para o pronto-socorro adulto e infantil, serão oito consultórios, 18 leitos incluindo de emergência (2), enfermaria de observação (6) e UTI adulto (10), além de um parque de imagens completo, com sala de raio-X, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia e mamografia.

As alas da maternidade, de enfermarias e cirúrgica contarão com 71 leitos no total, incluindo para UTI adulto, infantil e de isolamento; enfermaria e leitos de Unidade de Cuidados Neonatais Intermediários (UCNI). Na ala de maternidade serão implantados uma enfermaria de alto risco e dois quartos de pré-parto, parto e pós-parto (PPP).

O projeto de reforma da unidade hospitalar de Tabatinga também inclui a revitalização da fachada, calçadas, portões de acesso, estacionamento, nova cobertura para embarque e desembarque de pacientes, novo bloco administrativo e de serviços hospitalares.

Tags: Tabatinga
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *