Evento onde égua que sofreu lesão exposta foi sacrificada teve autorização da Adaf

O animal caiu e se feriu durante uma corrida num evento agropecuário em São Sebastião do Uatumã. Foto: Reprodução

Por meio de nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira (8/8), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) afirma que a feira agropecuária realizada no município de São Sebastião do Uatumã, entre os dias 5 e 7 deste mês, na qual uma égua que sofreu uma lesão exposta durante uma corrida precisou ser sacrificada, teve autorização do órgão.

A Agência informa ainda que o sacrifício do animal foi acompanhado pela fiscalização do órgão, “juntamente ao responsável técnico e os veterinários dos animais presentes no evento”. A lesão exposta foi no membro anterior direito da égua.

O Instituto S.O.S. Pet denunciou os organizadores do Circuito de Vaquejada realizado no município de São Sebastião do Uatumã por maus-tratos a animais. O caso também foi denunciado à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema).

Leia a nota da Adaf na íntegra:

“A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF) vem a público reforçar que cumpre a missão de defender o patrimônio animal e vegetal do Estado por meio de ações orientativas, de acompanhamento e fiscalizações voltadas a assegurar a sanidade dos animais e a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal e vegetal que chegam à mesa dos amazonenses. Comprometida em prevenir a ocorrência de zoonoses no Estado e zelar pela economia local, a autarquia também é o órgão responsável por autorizar e fiscalizar a realização de eventos agropecuários que tenham a presença de animais em sua programação, tais como leilões, exposições, feiras, cavalgadas, torneios leiteiros, corridas, entre outros.

A autorização prévia de eventos agropecuários pelo órgão de defesa agropecuária atende a Portaria Nº 162, de 18 de outubro de 1994, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Nas datas de 5, 6 e 7 do mês de agosto houve uma feira agropecuária no município de São Sebastião do Uatumã, na qual se realizou uma corrida de cavalos nos dias 6 e 7 (sábado e domingo). O evento foi autorizado pelo órgão estadual de fiscalização, a Adaf, e a pista na qual ocorreu a corrida estava dentro dos parâmetros e exigências previstos em lei. Ainda assim, houve o acidente de um equino fêmea resultando em lesão exposta do membro anterior direito. A fiscalização da Adaf, juntamente ao responsável técnico e os veterinários dos animais presentes no evento, acompanharam o sacrifício do animal conforme prevê o código nacional de corridas no Artigo 21 e o Guia Brasileiro de Boas Práticas para Eutanásia de Animais, por método mecânico e físico.

A atuação das equipes da Adaf nesses eventos reduz riscos e contribui para maior segurança das pessoas e dos animais. A Adaf trabalha junto aos organizadores para que sigam as orientações do protocolo sanitário para garantir eventos mais seguros. Por meio de um monitoramento adequado são realizados exames necessários para garantir que os animais estão livres de anemia infecciosa equina e mormo. A anemia infecciosa é altamente contagiosa e não tem cura. O mormo é uma zoonose grave que pode acometer o ser humano e levar a óbito.”

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *