Nasa anuncia helicópteros em sua missão para trazer amostras de Marte em 2033

Nasa anuncia helicópteros em sua missão para trazer amostras de Marte em 2033

A Nasa anunciou algumas mudanças em seu projeto de coletar amostras de Marte e trazer à Terra em 2033. Entre os principais destaques está a inclusão de dois helicópteros de recuperação de amostras, com base no projeto do helicóptero Ingenuity, que realizou 29 voos no planeta vermelho.

“Os helicópteros fornecerão uma capacidade secundária para recuperar amostras armazenadas na superfície de Marte”, destacou a Nasa.

Segundo comunicado da agência americana, a revisão dos requisitos do sistema para o Programa de Retorno de Amostras de Marte foi concluída. Agora, a fase conceitual do projeto está quase pronta.

Nesta fase, a Nasa avaliou e refinou a arquitetura para devolver as amostras cientificamente selecionadas, que estão atualmente em processo de coleta pelo rover Perseverance.

“Há algumas mudanças significativas e vantajosas no plano, que podem ser atribuídas diretamente aos sucessos recentes da Perseverance em Jezero e ao incrível desempenho do nosso helicóptero Mars”, afirmou a agência.

A arquitetura da missão leva em consideração uma análise da longevidade esperada do Perseverance, que será o principal meio de transporte de amostras para o Sample Retrieval Lander, que conterá os dois helicópteros, e o Sample Transfer Arm da ESA.

O ESA Earth Return Orbiter e o Sample Retrieval Lande são vitais para colher as amostras e trazê-las à Terra com precisão, conforme informou a Nasa. O primeiro deve ser lançado em 2027, enquanto o segundo um ano depois.

A previsão é que as duas amostras cheguem à terra em 2033.

Tags: marte, Nasa
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *