Agência nuclear da ONU alerta para possível ‘desastre’ em usina ucraniana

Agência nuclear da ONU alerta para possível ‘desastre’ em usina ucraniana

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia alertou na sexta-feira que novos ataques à usina podem ser desastrosos.

“As possíveis consequências de atingir um reator em operação são equivalentes ao uso de uma bomba atômica”, afirmou o ministério no Twitter.

Grossi pediu a todas as partes que “exerçam o máximo de contenção nas proximidades desta importante instalação nuclear, com seus seis reatores”.

“A equipe ucraniana que opera a usina sob ocupação russa deve ser capaz de realizar suas importantes funções sem ameaças ou pressões que prejudiquem não apenas sua própria segurança, mas também a da própria instalação”, acrescentou.

A AIEA vem tentando coordenar uma missão de especialistas em proteção para visitar a usina desde que foi tomada pelas forças russas.

“Esta missão desempenharia um papel crucial em ajudar a estabilizar a segurança nuclear no país, como fizemos na usina nuclear de Chernobyl e em outros lugares da Ucrânia nos últimos meses”, disse ele.

A agência enviou equipes para a usina nuclear de Chernobyl no final de abril e em maio para entregar equipamentos e realizar avaliações radiológicas do local, que foi mantido pelas forças russas por mais de um mês antes de se retirarem no final de março.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *