Segundo PF, suspeito de mortes de Bruno e Dom liderava grupo dedicado à pesca ilegal

Segundo PF, suspeito de mortes de Bruno e Dom liderava grupo dedicado à pesca ilegal

Em continuidade à investigação do duplo homicídio do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips., a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão preventiva e busca e apreensão na região do Vale do Javari, após novos indícios sobre o caso.

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Eduardo Fontes, afirmou que o suspeito conhecido como “Colômbia”, que já estava detido por envolvimento na morte de Dom Phillips e Bruno Pereira, era o líder de associação criminosa investigada pelo indigenista.

“A operação de hoje é fruto dessa investigação que iniciamos em relação ao homicídio do Bruno e do Dom. No curso da investigação, colhemos provas que mostravam a existência de uma associação criminosa armada e essa associação se dedicava à prática de pesca ilegal. Há fortes evidências de que o Colômbia é o líder dessa associação, porque ele fornece equipamentos, materiais, insumos para os pescadores, e depois compra pescado e vende aos países vizinhos Peru e Colômbia”, destacou o superintendente.

Segundo ele, “Colômbia” usava documentos falsos, como carteiras de identidade brasileira e peruana. Além dele, a operação teve como alvo Amarildo Costa de Oliveira, vulgo “Pelado”, que também já tinha sido preso pela PF.

Corpos

“É uma associação criminosa armada, e alguns integrantes foram presos em flagrante hoje por portarem arma de fogo. O Amarildo fazia uso de arma de fogo, tanto que tudo leva a crer que praticou dois homicídios, sendo que alguns integrantes são seus próprios familiares. São pessoas que já estavam sendo investigadas como responsáveis pela ocultação dos corpos de Dom e Bruno”, disse.

Eduardo Fontes também ressaltou que Amarildo tinha conflitos com Bruno Pereira pois o indigenista atuava como líder da vigilância indígena, que fiscalizava as práticas ilegais na região. Em razão disso, a PF trabalha com o indício de que essa foi a motivação do assassinado de Bruno, enquanto Dom teria sido executado por ser “uma testemunha ocular” do homicídio do colega.

“Estamos investigando se existiam outras pessoas que estavam sendo prejudicadas com a fiscalização de Bruno e tinham interessa na sua morte”, afirmou o superintendente da PF.

“Em relação às prisões realizadas hoje, os suspeitos estão sendo interrogados neste momento”, completou, reforçando que o interrogatório deste sábado (6) se baseia exclusivamente na associação com a prática da pesca ilegal e de uma formação de associação criminosa armada.

No entanto, Fontes esclareceu que outros interrogatórios sobre as mortes de Dom e Bruno serão realizados ao longo da semana.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *