Cobertura na velocidade plena do 5G será gradativa, diz conselheiro da Anatel

Cobertura na velocidade plena do 5G será gradativa, diz conselheiro da Anatel

O sinal 5G “puro” foi ativado na cidade de São Paulo nesta quinta-feira (4), porém, não são todos os bairros da capital paulista que tiveram a conexão total. Até o momento, a maior conectividade foi no Centro Histórico, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi.

Moisés Moreira, conselheiro da Anatel, afirmou que a cobertura na velocidade plena do 5G será gradativa.

O especialistas disse também que dependendo da região onde o usuário está, ele pode ter conectividade ou não. “Eu não sei se todas as antenas [das 462] foram ligadas”.

Até o momento, foram instaladas 462 antenas, ou seja, 1 para cada 100 mil habitantes. Mas, a Anatel já tem pedidos de cadastramento de mais de 1.400 antenas para São Paulo.

A distribuição do 5G também depende das operadoras e não são todos os bairros que terão acesso à tecnologia. Assim, mesmo que uma pessoa tenha o aparelho apto, pode ser que não consiga se conectar à faixa.

Segundo a Anatel, “cada prestadora possui sua estratégia de implantação e expansão da rede. Sendo assim, é natural que, nesse momento inicial, nem todas as operadoras atendam todos os bairros e regiões”.

Outro ponto que os brasileiros devem ter no radar, segundo Moreira, é que alguns celulares só conseguirão conectar ao 5G quando o software do aparelho for atualizado. E também pode existir a necessidade de trocar o chip do celular.

Tags: 5G, Anatel, São Paulo
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *