Ilumina+ Amazonas: modernização da iluminação pública avança em Humaitá

Foto: Divulgação

O município de Humaitá (a 696 quilômetros de Manaus) avança com a instalação de luminárias LED, por meio do Ilumina+ Amazonas. O programa, de modernização da iluminação pública no interior, é executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
A cidade vai receber 3,6 mil pontos de iluminação, com previsão de conclusão dos serviços neste mês de agosto. Até esta terça-feira (02/08) já foram contemplados os bairros Nova Esperança, Novo Centenário, Centro, Santo Antônio, São Pedro, São Francisco, São Sebastião, Divino Pranto, São Cristóvão, Nossa Senhora do Carmo, BR 319 e Nova Humaitá.
Desde o lançamento do programa, em maio, 23,4 mil luminárias LED foram instaladas em  onze municípios do interior do Amazonas e comunidades de outras três cidades. O programa Ilumina+ Amazonas está em ritmo avançado e já alcançou 39% de execução em relação aos 59,5 mil pontos luminosos planejados até o fim deste ano.
Conforme o coordenador da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, a utilização de luminárias LED, equipamento moderno e de alta eficiência, garante economia aos cofres públicos, com a elevação da vida útil do parque de iluminação e menos intervenções para manutenção. “É um sistema que, por iluminar com mais intensidade, ajuda na segurança das cidades. É também uma alternativa sustentável, com menor impacto ao meio ambiente, substituindo a iluminação antiga, à base de mercúrio, vapor de sódio e mistas”, enfatiza.
Foram instaladas mais de 1,3 mil luminárias de LED em Humaitá. Ao final da implantação, além da mudança na paisagem urbana noturna, o Ilumina+ Amazonas vai possibilitar, ainda, melhorias na rotina dos mais de 57 mil habitantes do município, devido à maior luminosidade nas praças, ruas, portos e demais espaços públicos.
A modernização da iluminação pública também está em pleno avanço nos municípios de Itacoatiara e Rio Preto da Eva. Os trabalhos já foram concluídos em Autazes, Tefé, Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Urucurituba e Maués. As cidades de Manacapuru, Manicoré (Santo Antônio do Matupi) e Presidente Figueiredo também serão beneficiadas.

Ilumina+ Amazonas

Ao todo, 28 municípios do Estado serão contemplados com a iluminação em LED até o final deste ano. O município de Maués foi o primeiro a ser contemplado com o sistema, pela substituição de 100% dos pontos de iluminação pública por luminárias de LED, em 2019. A cidade recebeu os trabalhos na época de implantação do Prosai Maués, e serviu de projeto piloto para o lançamento do programa de modernização da iluminação pública.
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *