Bumbás do Mocambo finalizam preparativos para o Festival Folclórico 2022

O 17º Festival Folclórico do Mocambo ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto. Fotos: Divulgação

Os Bumbás Touro Branco e Espalha Emoção trabalham a todo vapor para a realização do 17º Festival Folclórico do Mocambo. São três dias de festa sob a responsabilidade da Associação das Tradições Culturais do Mocambo do Arari (Atracamar), com o apoio da Prefeitura de Parintins e do Governo do Amazonas.

O festival, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto, consiste nas apresentações dos bois-bumbás, quadrilhas e cordões de pássaros no Centro Cultural Mocambódromo, localizado na área central da agrovila.

Mocambenses, juntamente com colaboradores do município de Parintins e de comunidades próximas, trabalham para exibir um festival sustentável, com alegorias confeccionadas com talas, palhas, fibras, cipós e sementes. O evento é o maior exemplo de festival sustentável e exaltação à cultura amazônica.

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (5/8), acontece a apresentação dos cordões de pássaros Pavão Misterioso e Jaçanã. As quadrilhas Unidos do Bairro de Lourdes e Peti na Roça fazem o encerramento da 1ª noite.

O Touro Branco, primeiro a se apresentar na noite de sábado (6), abordará o tema “Vida Cabocla”, retratando as lutas dos povos originários em defesa da vida, de suas terras e pela manutenção das florestas.

Segundo o presidente, Arthur Martins, o bumbá está preparado para apresentar um belíssimo espetáculo. “A torcida laranja e branca pode esperar um projeto audacioso, pois tivemos o trabalho e a delicadeza de fazer um projeto jamais visto no Mocambo, com alegorias grandiosas e com muitos movimentos. Desde já convido você que ainda não conhece o festival para vir prestigiar a festa, pois a criatividade do povo mocambense é diferenciada”, ressaltou.

Tricampeonato

Em busca do tricampeonato, o bumbá Espalha Emoção, defenderá o tema “Cabocligena: Defensores da Amazônia”, que trará a poética indígena e cabocla, convocando o povo a lutar e resistir, contra aqueles que insistem em ser garimpo e depredação.

Em seu primeiro ano como presidente do Espalha Emoção, o professor Adelilzon Oliveira vive a expectativa de levar um boi grandioso, em busca de mais um título para torcida amarela e branca. “Nossos artistas estão trabalhando de sol a sol para que possam concluir os trabalhos até antes da apresentação. Então, o Espalha Emoção está com a expectativa muito grande para conquista do festival, e temos certeza que você visitante, que vem participar do festival, vai ter um boi grandioso, como sempre esteve, estamos trabalhando para isso”, disse.

O festival termina no domingo (7) e quem abre a disputa é o boi Espalha Emoção, encerrando com o Touro Branco.

A Prefeitura fará a cobertura completa dos pássaros, quadrilhas e bois, com transmissão ao vivo pela página oficial no Facebook.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *