Reitor da Ufam faz história participando de formatura de indígenas em aldeias de São Gabriel

Foto: Reprodução Facebook

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, participou da formatura de indígenas de Taracuá e Tunuí da Cachoeiras, no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 km de Manaus). Foi a primeira vez na história da instituição que um reitor participou da colação de grau em aldeias indígenas da região.

A diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Iraildes Caldas, fez parte da equipe que acompanhou o reitor na viagem. A cerimônia de colação de grayu foi realizada na última semana.

Foto: Reprodução Facebook

Anteriormente, a equipe do reitor esteve na comunidade indígena Cartuxo, de Santa Isabel do Rio Negro, e, no mês de agosto, estará em comunidades dos Yanomami.

Foto: Reprodução Facebook

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, a advogada e jornalista Inacia Caldas comemorou o feito em suas redes sociais. “Pela primeira vez na história da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), temos um reitor bem sensível à causa indígena, fazendo formaturas no habitat natural desses povos. Ele meteu o pé na lama, dormiu em comunidades indígenas em condições precárias, sem banheiro direito e tudo o que a professora doutora Iraildes Caldas Torres, que o estava acompanhando, passa nas pesquisas em comunidades rurais. A assessora Ana Carla também trabalhou durante toda a viagem, com muito entusiasmo. Parabéns para toda a equipe da nossa Ufam!
O reitor Sylvio Puga e a diretora do IFCHS, Iraildes Caldas, com a equipe, estiveram, na semana que terminou, no Alto Rio Negro, para a cerimônia de colação dos indígenas de Taracuá e Tunuí da Cachoeiras, de São Gabriel da Cachoeira. Anteriormente, estiveram na comunidade indígena Cartuxo, de Santa Isabel do Rio Negro. Lembrando que também irão em comunidades dos Yanomami, no mês de agosto de 2022.
Este é um marco histórico!
Viva a nossa Ufam!
Parabéns, povos indígenas!”

Foto: Reprodução Facebook

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *