Relógio de Hitler é arrematado por US$ 1,1 milhão; líderes judeus pediram que o leilão não fosse realizado

Foto: Divulgação

Um relógio de pulso dado de presente ao ditador nazista Adolf Hitler, em seu aniversário em 1933, foi arrematado por 1,1 milhão de dólares (cerca de R$ 5,7 milhões), em um leilão promovido na quinta e sexta-feira (28 e 29/7) pela casa de leilões Alexander Historical Auctions, em Maryland, Estados Unidos.

Líderes judeus chegaram a pedir para que o leilão não fosse realizado, mas casa de leilões se defendeu afirmando que seu objetivo é preservar a história. A Alexander Historical Auctions já vendeu memorabilia nazista em outras ocasiões.

O relógio foi adquirido por um comprador anônimo. A peça tem gravadas as iniciais A.H., uma suástica e uma águia símbolo da Alemanha nazista.

Adolf Hitler comandou a Alemanha nazista entre 1933 e 1945, e foi o responsável pelo assassinato sistemático de até 11 milhões de pessoas – das quais 6 milhões foram mortas por serem judias.

A Associação Judaica Europeia, baseada em Bruxelas, havia pedido à casa de leilões para que não realizasse a venda dos objetos nazistas. O pedido foi feito em uma carta aberta foi assinada por 34 líderes judeus.

“Este leilão, inconscientemente ou não, está fazendo duas coisas: uma, socorrer aqueles que idealizam o que o partido nazista representava. Duas: oferecer aos compradores a chance de excitar um convidado ou ente querido com um item pertencente a um assassino genocida e seus apoiadores”, escreveu na carta o presidente da EJA, rabino Menachem Margolin.

“Há pouco ou nenhum valor histórico intrínseco para a grande maioria dos lotes em exposição. Na verdade, só se pode questionar a motivação de quem os compra”, disse o rabino.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *