Incêndio florestal na Califórnia queima mais de 5 mil hectares e força evacuação

Incêndio florestal na Califórnia queima mais de 5 mil hectares e força evacuação

Um incêndio florestal que ocorre pelo terceiro dia neste domingo (24) no condado de Mariposa, no centro da Califórnia, nos Estados Unidos, fora do Parque Nacional de Yosemite, queimou mais de 14 mil acres (cerca de 5665 hectares) e forçou milhares a evacuarem comunidades rurais, disseram autoridades.

O fogo, que permaneceu 0% contido na manhã de domingo, começou na sexta-feira (22) no sopé da Sierra Nevada, perto da pequena comunidade de Midpines, a cerca de 14 quilômetros de carro a nordeste da sede do condado, a cidade de Mariposa, disseram bombeiros estaduais.

As chamas rasgaram as árvores e enviaram fumaça espessa para o céu na sexta-feira, e em pelo menos uma área rural queimaram perto de casas e veículos estacionados, mostrou um vídeo das afiliadas da CNN KFSN e KGO.

“(As autoridades) vieram… e nos disseram que todo mundo tem que ir”, disse Wes Detamore, morador da área de Mariposa Pines, à KFSN na sexta-feira.

O governador Gavin Newsom declarou estado de emergência para o condado de Mariposa depois que o incêndio forçou mais de 3 mil pessoas a deixar suas casas, disse um comunicado de seu gabinete. A ativação de um estado de emergência permite recursos adicionais para ajudar na resposta ao incêndio.

O serviço de eletricidade na área parou na sexta-feira por volta das 16h, “e o fogo está vindo em nossa direção cada vez mais rápido”, disse Detamore.

O incêndio destruiu pelo menos dez estruturas e danificou outras cinco, disse no sábado o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia, conhecido como Cal Fire. Naquela altura, o incêndio estava ameaçando outras 2 mil estruturas, disse Cal Fire.

Ele havia queimado 6.555 acres na manhã de sábado (23) e quase 12 mil naquela noite, de acordo com Cal Fire. A atividade do fogo foi extrema e o pessoal de emergência estava trabalhando para evacuar as pessoas e proteger os edifícios, disse o departamento.

Onze equipes de bombeiros com mais de 400 pessoas, bem como 45 carros de bombeiros e quatro helicópteros, foram designados para combater as chamas, disse Cal Fire.

As evacuações foram ordenadas para certas áreas do condado de Mariposa ao sul e leste do incêndio, conforme mostrado em um mapa online. As zonas de evacuação não incluíam a cidade de Mariposa.

Um centro de evacuação da Cruz Vermelha foi estabelecido em uma escola primária em Mariposa, disse Cal Fire.

O incêndio ocorre no momento em que os EUA estão passando por uma onda de calor extrema esta semana, com partes da Califórnia vendo temperaturas na casa dos três dígitos (em Fahrenheit).

Os incêndios florestais que queimaram o oeste dos EUA nos últimos anos tornaram-se mais comuns devido ao agravamento das condições de seca alimentadas pelas mudanças climáticas. Só na Califórnia, mais de 2,5 milhões de acres foram queimados em quase 9 mil incêndios no ano passado, de acordo com Cal Fire.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *