08/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeito e secretários de Jutaí são alvos de operação da PF por participação em garimpo ilegal

Publicado em 20 de julho, 2022

Foto: Divulgação

A Superintendência Regional da Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (20), a Operação Uiara III para desarticular organizações criminosas voltadas a prática de garimpo ilegal e crimes conexos no município de Jutaí.

Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 10 medidas cautelares. O alvo seria o prefeito do município, Pedro Macário Barboza, suspeito de cobrar propina de garimpeiros para atuar na região.

Além do prefeito, mais seis secretários e um empresário que atua nos garimpos estão sendo investigados. As penas perante os crimes podem ultrapassar 20 anos de reclusão.

Uma das medidas cautelares expedidas proíbe que prefeitos e secretários se aproximem dos seus locais de trabalho. Autorizações de garimpos de minérios ilegais também foram cassadas.

A operação contou com a participação de policiais federais do Amazonas e do Comando de Operações Especiais (COT) que foram responsáveis por explodir balsas que poderiam estar transportando minério ilegal na região.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.