Cenários de desenvolvimento para a Amazônia até 2040 é tema de evento na Suframa

Foto: Divulgação

Nos próximos dias 25 e 26 de julho, a Suframa realizará evento visando à formalização da sua adesão ao projeto “Cenários Brasil 2040” e também à realização de debates e oficinas de construção de cenários no contexto do projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o desenvolvimento”, que é coordenado pela autarquia.

As atividades ocorrerão na sede da Suframa e contarão com a participação de servidores, convidados externos e especialistas na temática do desenvolvimento regional. O objetivo principal do evento é identificar potenciais endógenos de desenvolvimento na área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) que sejam capazes de criar oportunidades de geração de emprego e renda com reflexos na melhoria da qualidade de vida da população da região e menor dependência dos instrumentos de incentivos fiscais a médio e longo prazo.

O projeto “Cenários Brasil 2040” foi lançado em maio deste ano e é coordenado em âmbito nacional pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e pela Universidade Católica de Brasília (UCB). O projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o desenvolvimento”, por sua vez, está na fase inicial de construção.

A expectativa é que, após a contribuição dos diversos atores e especialistas dos setores público e privado, a agenda estratégica com cenários prospectivos de desenvolvimento para a Amazônia até 2040 seja definida ate dezembro deste ano e possa seguir para homologação do Conselho de Administração da Suframa (CAS).

Inscrições

Os interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente por meio do link https://doity.com.br/amazonia-2040-cenarios-prospectivose-agenda-estrategica-para-o-desenvolvimento. As palestras, oficinas e debates serão gravadas e disponibilizadas posteriormente por meio do canal da Suframa no YouTube: https://www.youtube.com/suframanews.

Programação

Na segunda-feira (25), entre 8h e 12h, além da solenidade de abertura e de ações de credenciamento, está prevista a realização da palestra “As megatendências globais no contexto da Amazônia 2040” e de debates sobre temas como bioeconomia e produção de alimentos; recursos hídricos e monitoramento climático; inovação e tecnologias para saúde e produção de medicamentos na Amazônia; inovação para cidades inteligentes e sustentáveis; e defesa nacional em faixa de fronteira e segurança regional. Na parte da tarde, entre 14h e 17h, também serão promovidas oficinais de construção de cenários prospectivos.

Já na terça-feira (26), também entre 8h e 12h, será realizada a palestra “Zona Franca de Manaus: Impactos, Efetividade e Oportunidades” e nova rodada de debates sobre temas como Indústria 4.0 e Internet das Coisas; infraestrutura e logística amazônica; tecnologias para exploração mineral e de óleo e gás; e fontes renováveis de energia. À tarde, além da continuidade das oficinas de construção de cenários prospectivos, também será realizado o encerramento do evento, às 16h30, com participação do superintendente da Suframa, Algacir Polsin.

Gravado

O evento será gravado, para posterior veiculação no canal da autarquia no Youtube, em obediência às restrições do período de “defeso eleitoral”, mas os inscritos poderão participar pelas salas virtuais.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *