25/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Alunos de mestre Osvaldo Alves relembram momentos e postam fotos com ele

Publicado em 19 de julho, 2022

Alunos de mestre Osvaldo

Alunos de mestre Osvaldo (de branco na foto): à esquerda (camisa listrada) Aly Almeida e Elvys Damasceno; à direita, o ex-prefeito Arthur Virgílio, durante a cerimônia de entrega da faixa coral para Aly

O sensei (mestre) Osvaldo Alves, falecido nesta segunda-feira (18/07), formou muitos professores e campeões de jiu-jítsu no Amazonas. Uma legião desses seguidores postou fotos e homenagens nas redes sociais. “Foi meu primeiro professor de judô, diferenciado no jeito de ensinar e um grande amigo”, disse o ex-prefeito Arthur Virgílio.

O professor Aly Almeida, que recebeu de Osvaldo a faixa coral, escreveu: “Que Deus tenha o nosso grande mestre Osvaldo Alves e conforte toda a família”. Aly postou o diploma e fotos do momento da diplomação.

O advogado Helsinho do Carmo Ribeiro ressaltou que “é importante guardarmos as lembranças do sensei Osvaldo, um queridíssimo amigo, um mestrão”. Ele exibiu o vídeo abaixo, onde aparece também o sensei Reison Gracie, outro grande incentivador do esporte no Amazonas.

Osvaldo foi mestre de nomes históricos do jiu-jítsu amazonense, como Luiz Façanha, Alfredo Jacaúna, Fernando Façanha, Cassio Façanha, delegado Vinícius e o desembargador Lafayette Vieira Carneiro Jr.

 

Serginho Penha

O mestre Sérgio Penha, uma das lendas do jiu-jítsu, como lutador, também é outra “cria” de Osvaldo Alves. Ele vinha acompanhando de perto os problemas de saúde do mestre e lamentou a morte.

Piloto de aviação comercial, Serginho fez vários pit-stops em Manaus, participando de seminários e demonstrando todo o carinho pelo sensei.

Morando nos Estados Unidos, com academia em Las Vegas, Serginho Penha é um dos nomes mais importantes, entre os lutadores e mestres formados por Osvaldo.

A confirmação da morte do sensei, internado no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, vítima de câncer de próstata, foi feita pelo presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu, Elvys Damasceno.

“A enciclopédia do jiu-jítsu” será velado nesta terça-feira (19/07), no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, a partir de 12h (capela 06). O sepultamento ocorre no mesmo local, às 16h30 (horário de Brasília, 15h30 de Manaus).

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.